Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

05
Nov 09

 

Executivo de Avelino Silva e equipa Por Amor Boelhe tomam posse
Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Boelhe
 
  
 
A cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos no passado dia 11 de Outubro, da freguesia de Boelhe, realizou-se na passada quarta-feira, dia 4 de Novembro, pelas 20 horas, sob o olhar atento e com massiva e forte participação da população boelhense.
 
O salão nobre da Junta de Freguesia de Boelhe encheu-se de boelhenses e demais convidados, representativos das instituições, empresas, colectividades e comissões da freguesia e do concelho penafidelense, para testemunharem o acto de instalação e tomada de posse do presidente Avelino Silva e do seu executivo. Olinda Maria Neves Almeida torna-se na primeira mulher eleita democraticamente para um executivo da Junta de Freguesia de Boelhe e Zeferino Moreira Sousa é o novo tesoureiro.
 
 
 
O presidente cessante da Assembleia de Freguesia, Orlando Melo, iniciou a abertura dos trabalhos convocando para verificação da legitimidade e identificação dos eleitos e, sob o aplauso efusivo da população e salva de fogo de artifício no exterior, prestaram juramento e fidelidade ao cargo. Orlando Melo, membro da Assembleia de Freguesia há 24 anos, “despedindo-se” depois, agradeceu a colaboração do executivo e membros cessantes.
 
Avelino Silva, primeiro cidadão da lista mais votada, presidiu então aos trabalhos da Primeira Reunião de Funcionamento da Assembleia de Freguesia, seguindo-se a eleição de Olinda Almeida e Zeferino Sousa, como vogais do executivo da Junta de Freguesia, com os votos de todos os membros e massivamente aplaudidos.
 
      
 
Sob proposta da equipa Por Amor a Boelhe, o Partido Socialista apresentou a única lista à Mesa da Assembleia de Freguesia, encabeçada pela Prof.ª Clarinda Luís Maria, secretariada pelos membros José Manuel Silva e Manuela Ferreira. Realizada a votação e eleita com os votos de todos os membros, Clarinda Luís Maria torna-se na primeira mulher eleita democraticamente para a presidência da Assembleia de Freguesia, facto que a população, carinhosamente, aplaudiu.
 
Emoção na despedida 
 
Avelino Silva agradeceu a afluência e apoio da população à sua candidatura, relembrando que agora é o presidente de todos os boelhenses, exercendo as funções que o povo, democraticamente, lhe confiou e para quem trabalhará. Notando a presença na primeira fila de algumas personalidades do concelho, nomeadamente da Dr.ª Ana Maria Feijó, da boelhense Balbina Rocha Melo, membros da Assembleia Municipal de Penafiel, agradeceu a mensagem de apoio de vereadores do executivo camarário, lamentando a ausência de outros, concedendo de imediato a palavra ao presidente cessante.
 
  
 
Inácio Teixeira, 24 anos na presidência dos destinos desta Junta, felicitou o novo executivo e os membros eleitos, congratulando a presença massiva da população, desejando ao agora presidente Avelino Silva os sucessos que Boelhe tanto anseia, entregando depois, sob um “abraço”, as chaves e selo em uso da Junta de Freguesia. Como gesto e contentamento na despedida, foi agraciado com flores por familiares e palmas da população.
 
Acto de compromisso perante Boelhe
 
Retomando a palavra, no seu discurso de tomada de posse, Avelino Silva referiu-se à família e às dificuldades dos últimos meses, sempre ultrapassadas, e ao apoio manifestado da sua equipa Por Amor a Boelhe, à participação massiva dos boelhenses nas últimas eleições e que o povo detém a sabedoria e que tudo fará para defender Boelhe e as causas da população, recebendo todos por igual forma e trato, apelando à união, responsabilidade e ao respeito pelos valores da sociedade, prometendo ouvir a Assembleia de Freguesia e abrir as portas da Junta, tal como cumpriu a promessa da abertura das Assembleias ao povo, para em conjunto solucionar desafios, preocupações, atitudes e ambições, na vanguarda do desenvolvimento, da solidariedade e cooperação com as demais instituições e a autarquia penafidelense.
 
  
 
O responsável pela freguesia de Boelhe, saudado diversas vezes pela assistência, finalizou o seu “discurso” dizendo que “conta com a participação dos concidadãos, da juventude, dos agora eleitos, da autarquia, das nossas instituições e associações no progresso da nossa terra, onde cada vez mais se reafirme a vontade, o valor e gosto de visitar e viver em Boelhe."
 
Leitura final e cumprimentos
 
 
 
Coube a José Manuel Silva, na qualidade de 1º Secretário da Mesa, a leitura da acta da Primeira Reunião, tendo finalizado os trabalhos a Presidente da Assembleia de Freguesia. Clarinda Luís Maria, professora em exercício na EB1 de Bairros n.º 2, em Boelhe, recordou o compromisso de honra e responsabilidade dos membros para os próximos quatro anos, desejando a participação e vontade de trabalho no desenvolvimento da freguesia, objectivos que devem ser prioritários e encarados por todas as forças partidárias, mesmo as que não foram eleitas, reafirmando que as portas estarão sempre abertas à causa Boelhe.
 
    
 
No final, Avelino Silva abriu as instalações a toda a população, atitude imediatamente saudada pala população que, por entre abraços e cumprimentos ao novo executivo, aproveitou para conhecer os cantos da “Casa da Junta”. 
 
Os eleitos
 
Junta de Freguesia de Boelhe
Presidente: Avelino Anjos da Silva
Secretário: Olinda Maria Neves Almeida
Tesoureiro: Zeferino Manuel Rocha Moreira Sousa
 
Avelino Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Boelhe Olinda Maria Neves Almeida, membro executivo e Secretário da Junta de Freguesia de Boelhe Zeferino Manuel Moreira Rocha e Sousa, membro executivo e Tesoureiro da Junta de Freguesia de Boelhe
 
Assembleia de Freguesia de Boelhe
Presidente: Clarinda Luís Maria
1º Secretário: José Manuel Rocha Silva
2º Secretário: Manuela Maria de Sousa Martins Ferreira
Vogais: Artur Inácio Rocha Teixeira, Adão Paulo Almeida Soares Ferreira, Carla Sofia Rocha Soares, Florindo Orlando Melo, António Vieira Coelho e David Manuel Silva Queirós
 
Clarinda Luís Maria, Presidente de Mesa da Assembleia de Freguesia de Boelhe José Manuel Silva, 1º Secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de Boelhe Manuela Martins Ferreira, 2º Secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de Boelhe Artur Inácio Teixeira, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe Adão Paulo Ferreira, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe Carla Sofia Soares, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe Florindo Orlando de Melo, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe António Vieira Coelho, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe David Manuel Queirós, vogal da Assembleia de Freguesia de Boelhe
 
Altos e baixos
 
Positivo: DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO DE CENTENAS DE BOELHENSES
Perante o “nervosismo”, responsabilidade e juramento dos eleitos no acto de tomada de posse em Boelhe, a população em número bastante assinalável fez questão em assistir a este acto solene, facto comentado por muitos como nunca visto em ocasiões anteriores.
 
Negativo: DOCUMENTAÇÃO E POSTURA
Seguramente que, se este acto de posse foi agendado para o último dia previsto na lei, empossados diversos órgãos representativos nas 38 freguesias do concelho, torna-se inadmissível que as actas enviadas pelo município contenham menções como “freguesia do concelho de Paredes” ou referentes ao “acto de instalação para o quadriénio 2006-2009”. Num presidente cessante da Assembleia de Freguesia, desrespeito pelos eleitos, nomeadamente pela pessoa que agora o substitui na presidência e expressões como “Dona, só se for em casa dela” demonstra, ao olhar do cidadão, alguma falta de postura ou educação.
publicado por a nossa terra às 18:03

mais uma geraçao de futuro . Ou com futuro.
A VER VAMOS
anti larapios a 21 de Novembro de 2009 às 20:39

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
21

25
26
28



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO