Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
30
Abr 10

 

 

 

Inserido nas comemorações dos 25 anos sob a inauguração das actuais instalações da sede de Junta, o Executivo da Freguesia de Boelhe, em colaboração com as entidades, grupos e colectividades locais, foi comemorado o Dia da Liberdade em Comunidade.

Após o hastear da Bandeira Nacional, foi inaugurada a Exposição de Pintura com obras e presença das artistas Dina de Sousa e Miquelina Ribeiro, patente ao público, até dia 24 de Maio, na Sede de Junta de Freguesia.

 

  

 

Da parte da tarde, pelas ruas do centro histórico decorreu o Desfile Etnográfico "Tradições da nossa terra" com a participação do Grupo de Bombos e dos elementos do Rancho Folclórico de Boelhe.

Previstas para o Salão Nobre da Junta de Freguesia, sob forte participação e mobilização da população, as cerimónias oficiais das comemorações ocorreram no exterior do Parque Urbano Padre Serra com uma conferência intitulada "Boelhe, uma visão histórica: desde a sua origem, até ao 25 de Abril de 1974", pelo historiador João Soares. Natural de Boelhe, embora muito novo separado da terra natal, enalteceu o papel da mulher na sociedade actual, associando Abril com factos actuais como a presença da mulher em diversas áreas como nos executivos das freguesias ou dos municípios, na saúde, na educação ou justiça, valorizando o seu desempenho e conciliação com tarefas de mãe ou esposa.

 

   

Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia, evocando os 25 anos passados sob a inauguração das actuais instalações da Sede de Junta, recordou o então Governador Civil Cal Brandão, o falecido presidente de Câmara Municipal de Penafiel, Justino do Fundo, e saudou a presença dos elementos do executivo da época, agraciados com uma lembrança comemorativa.

António Ferreira Camilo, na ocasião presidente de Junta, enalteceu as dificuldades superadas e a edificação da Junta numa altura em que muitas freguesias não tinham condições, as instalações funcionavam na própria casa do presidente, maravilhado pelo reconhecimento e homenagem que o actual executivo brilhantemente preparou e assinalou. Já Manuel Ferreira, na ocasião tesoureiro, recordou que mesmo com as dificuldades e a oposição de alguns que chegaram a ponderar "tocar os sinos da igreja a rebate", a construção da infra-estrutura em muito se deveu ao esforço do presidente e a dedicação de muitos.

 

 

 

A Comunidade foi ainda brindada com uma largada de pombos pela Associação Columbófila de Boelhe, com a actuação do Rancho Folclórico da ADF Boelhe e ainda por uma concentração de motos pelos motard´s do Motoclube do Vale do Sousa, terminado com um salutar convívio festivo, preparado e oferecido pela Comunidade, iniciativas e comemorações abertas à participação livre de toda a população.

 

Fonte: Jornal Notícias de Penafiel  

ver fotos (todos os direitos reservados)

 

publicado por a nossa terra às 07:45


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
17

20
22
23
24

26
27
28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO