Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
07
Mai 10

  

Tela Senhora de Boelhe

   

Era aguarelista e pintava sobretudo o Porto Património Mundial, com várias exposições nacionais e internacionais, funcionária da autarquia há 26 anos, Dina de Sousa é uma pintora surrealista portuguesa. 

Nos anos 90 do século passado expôs no átrio dos Paços do Concelho, ainda no Porto, nas instalações do C.C.D. e nas instalações da Direcção de Ambiente e neste momento tem exposições a decorrer nos municípios de Oliveira do Bairro, Nazaré, Caldas da Rainha e Faro. No âmbito da “Ajuda à Madeira”, está em exposição nacional colectiva no Estoril e no Clube dos Fenianos Portuenses, no Porto, nesta ultima, todas as obras vão a leilão no dia 30 de Maio, na Galeria Vieira Portuense.

 

  

Ciclo de exposições “Luso-Galaico”

  

A convite endereçado pelo executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, Dina de Sousa foi a artista seleccionada para abrir o ciclo de exposições na 2ª edição do “Pintar Boelhe”, mostra de artes e cultura que animará a localidade riba-Tâmega, entre Abril e Setembro.

Em conjunto com a artista Miquelina Ribeiro, sua mãe, inaugurou uma exposição de trabalhos no dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, em Penafiel. Patente ao público, até ao dia 24 de Maio, entrada livre.

 

 

 

Nota bibliográfica

 

DINA Maria Ribeiro de SOUSA, pintora surrealista Portuguesa, nasceu em Moçambique em 1964, tendo vivido e crescido nas terras de S. João da Pesqueira, Murça, Alijó, Pinhão, Gaia e Porto. 

Frequentou a ESBAP do Porto e ainda vários ateliers de pintores conceituados desta cidade. 

Procura expressar seu quotidiano e seus sonhos através da cor, ritmo e desenho num enlace de contrastes.  

Participou em várias exposições individuais e colectivas, ainda como aguarelista, pintando sobretudo o Porto, património mundial. 

Em 2007 expõe pela primeira vez surrealismo, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Aldoar, Porto. 

Em 2008 é convidada a entrar para o GALG (Grupo de Artistas Plásticos “Luso Galaicos”, pintando em Portugal e Espanha, nomeadamente: Pintar Melgaço, Pintar Monção, Pintar Boelhe, em Penafiel, entre outros, e em Espanha, várias vezes em Poio-Pontevedra. 

Exposições individuais e colectivas: Mostra de Pintura no Solar do Alvarinho, Vila Nova de Cerveira, Câmara Municipal do Porto, Aveiro, Esgueira, Mira, Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Faro, Oliveira do bairro, Águeda, Porto, Penafiel, Boelhe, Valongo, Vouzela, Lisboa, Alijó, entre outras. 

Em 2008 pintou para o Arquivo Municipal de Penafiel a obra “Senhora de Boelhe”, publicada na revista “Folíum”, actualmente em exposição na terra de bonelli, Boelhe. 

Pertence às galerias virtuais “DaVinci”, “Artelista” (Espanha), “Artista Portugueses”, “Galeria Aberta” e “Galeria Azul” (Brasil). 

Faz parte dos 64 artista contemporâneos Português constantes no livro MITOS D’ARTE, publicado em 2009. 

Participou na cedência gratuita de obras para vários leilões de benemerência para crianças deficientes. 

Em 2009, venceu o primeiro prémio na ExpoArt`s de Aveiro com a tela “Camões” e o segundo lugar na EsgueiraArt`s com a tela “Máscaras Venezianas”. 

É considerada como um grande expoente da pintura surrealista Portuguesa, sobretudo no “Nú Surrealista” e “Surrealismo Histórico”. 

É uma idealista e sonhadora e pretende morrer… sonhando.

 

Contactos: T. 22 832 3867, T. 93 672 1164 

e-mail: dinadesousa64@sapo.pt

blog´s: http://dina-de-sousa.blogspot.com/,

http://dinadesousa64.blogs.sapo.pt/442.html,

http://ajudacomarte.blogspot.com/ 

 

publicado por a nossa terra às 08:56

pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19

25

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO