Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
20
Mai 10

 

Tela "Senhora de Boelhe"

 

A Pintora Surrealista Dina de Sousa foi convidada pelo Arquivo Histórico de Penafiel a interpretar, pictoricamente, um texto Histórico daquele Arquivo, que descrevia uma ordem do Bispo do Porto e Évora, datado de 1749 e que ordenava o recolhimento da Nossa Senhora da Conceição às terras de Arrifana de Sousa. 

Considerando que Nossa Senhora da Conceição é Padroeira de Portugal e que foi coroada com a coroa Real Portuguesa, em 1646 pelo Rei D. João IV em Vila Viçosa e que, desde então os Reis Portugueses não a usaram mais.

Considerando, ainda, que nas terras de Arrifana de Sousa, mais tarde Penafiel desde 1770, existe, provavelmente o mais antigo Mosteiro Português - Mosteiro de Paço de Sousa - com mais de 1000 anos e onde repousa eternamente D. Egas Moniz, aio do Primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques, também existe em Boelhe "A MAIS PEQUENA IGREJA ROMÂNICA DA PENÍNSULA IBÉRICA" - Monumento Nacional, construída, provavelmente no Século XII, diz-se que com ajuda da Primeira Rainha de Portugal - D. Mafalda de Sabóia, Nossa Senhora da Conceição decidiu recolher-se nesta Igreja de S. Gens de Boelhe, em homenagem às "Bravas Gentes de Boelhe".

Assim, Dina de Sousa imaginou o recolhimento da Senhora da Conceição, à Igreja de S. Gens de Boelhe, onde a aguarda à porta da mesma, a Coroa Real de Portugal e no Céu está a Senhora de Boelhe, "DEUSA PROTECTORA DAS SUAS GENTES". No pórtico da entrada principal da Igreja, em cima, a Pintora colocou a cruz dos "PEREIRAS"como homenagem aos "PEREIRAS" de Boelhe.

Esta tela está publicada no livro FOLIUM publicado em Dezembro de 2008 pelo Arquivo Histórico de Penafiel e está em exposição na Junta de Freguesia de Boelhe, entre 25 de Abril e 24 de Maio de 2010, por ocasião da iniciativa cultural "Pintar Boelhe".

 

José Martins Pereira

Porto

 

publicado por a nossa terra às 07:25

pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19

25

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO