Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
23
Mai 10

Tela "O Apóstolo S. Paulo"

 

A Pintora Surrealista Portuguesa Dina de Sousa, em conjunto com os 12 artista plásticos do Grupo de Pintores Luso-Galaico, presentes no primeiro "Pintar Boelhe" em 1, 2 e 3 de Maio de 2009, no âmbito da transformação de "Boelhe, Terra Princesa do Românico, das Artes e da Cultura", foi convidada pela Paróquia a retratar em tela o Apóstolo "S. Paulo", no âmbito das comemorações diocesanas do ano Paulino.

Considerando que o Apostolo S. Paulo foi em tempos militar, Dina de Sousa, pintou-o com uma espada na mão esquerda, simbolizando esse facto e incluiu um livro que simboliza a sua qualidade de grande Apóstolo da Igreja Católica.

Por traz de S. Paulo, está a mais pequena Igreja Românica da Península Ibérica, Monumento Nacional, simbolizando a conversão do militar e a sua integração na vida religiosa e homenageando as "Mui Antigas e Religiosas Gentes de Boelhe".

Por cima de S. Paulo, no Céu, estão representados os "Olhos de Deus", assegurando a protecção Divina à Região e Gentes da Antiga terra de Bunillis ou Bonelli, hoje chamada Boelhe.

Esta obra percorreu praticamente toda a Diocese do Porto e vai regressar à aldeia, onde ficará, para sempre, na Igreja Matriz de Boelhe.

 

José Martins Pereira

Porto

 

publicado por a nossa terra às 00:45

pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19

25

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO