Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
24
Mai 10

 

 

 

 

O executivo da Junta de Freguesia de Boelhe antecipou a Comemoração do Dia da Criança a toda a sua comunidade escolar. Apesar de toda a preparação estar "em sigilo" bem cedo a Comunidade estava preparada para um dia, certamente, festivo. Essa comemoração teve por base um Teatro de Marionetes, encenando a peça “O Nabo Gigante” - desta vez o conto de Alexis Tolstoi a obra escolhida para encantar e animar os presentes.

O Teatro consegue animar e prender a atenção de miúdos e graúdos. A interacção com o espectáculo foi do agrado das crianças e as suas "risadas estridentes" foram prova disso.

O espectáculo reservado para as crianças da freguesia decorreu esta manhã nas instalações do Jardim-de-Infância de Bairros, em Boelhe.

Da Comunidade para a freguesia de Boelhe, um muito obrigado ao executivo por esta celebração.

 

Vento Sudeste

Fotos “Vamos ao Teatro” em Boelhe 

 

Boelhe: Magia do Teatro de Marionetas encanta Comunidade Educativa

 

A magia do teatro de marionetas visitou a freguesia de Boelhe no dia 24 de Maio, encantando a Comunidade Educativa com a actuação da peça “Nabo Gigante”. Integrado nas comemorações do Dia da Criança, o executivo da Junta de Freguesia, em estrita colaboração com educadoras e docentes, proporcionou às crianças e adolescentes do Jardim de Infância de Bairros e Escolas EB1 de Bairros n.º 1 e n.º 2 uma manhã cultural com momentos lúdicos e divertidos, combinados com outros contos de delicada e leve poesia.

Este espectáculo fez apelo à atenção e à imaginação do público, crianças e adolescentes, que se divertiram com as aventuras e desventuras de uma personagem – um rato – chegado a uma horta, fértil em verduras e géneros. As peripécias sucederam-se com a marioneta principal a desafiar um nabo, de tamanho considerável, provocando risadas e momentos de alegria entre a assistência juvenil.

Agradecendo a iniciativa, em contexto de aprendizagem, as educadoras e docentes destacaram a importância destas actividades lúdico-pedagógicas nas crianças e adolescentes como desenvolvimento junto da Comunidade.

Para Avelino Silva, presidente de Junta, este tipo de espectáculo é propício à Comunidade Educativa e, associando as comemorações do Dia da Criança, a freguesia e o seu executivo, na medida das suas possibilidades, articularam com as educadoras e docentes esta iniciativa como forma de aproximação das crianças e adolescentes, que face a inúmeras dificuldades, nomeadamente de cariz económico das famílias, muitas delas se vêem afastadas do teatro e de outras artes.

Depois do Cantar das Janeiras à População, da Caminhada pelo Património Rural e Paisagens Culturais, do desfile etnográfico do Rancho Folclórico e das exposições do “Pintar Boelhe”, esta actividade vem reforçar a preocupação da freguesia em programar e trazer à terra as mais variadas artes e cultura, artistas e actores, constituindo-se recentemente o Grupo de Teatro de Boelhe, a Biblioteca Paroquial e a Biblioteca do Jardim-de-Infância, estando em fase de conclusão a edificação do mini-anfiteatro da Residência Paroquial, estrutura essencial que a Fábrica da Igreja Paroquial planeou para apoio às mais diversas actividades, ensaios e programas, aberto à livre participação dos grupos, catequese e colectividades nas manifestações culturais da freguesia.  

 

Ler notícia in Jornal Notícias de Penafiel

 

 

publicado por a nossa terra às 20:12

pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19

25

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO