Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
27
Mai 10

Objectivo é integrar formandas dos cursos EFA no mercado de trabalho 

 

Associação de Desenvolvimento de Boelhe criou empresa que dá trabalho a oito funcionárias

por: Fernanda Pinto

"ADFB Serviços" é o nome da Empresa de Inserção criada por uma associação de Boelhe com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Lançado pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe este projecto emprega para já oito funcionários provenientes dos cursos de Educação e Formação para Adultos, leccionados também na instituição.A empresa, que visa integrar as formandas no mercado de trabalho, actua nas áreas de Jardinagem, Limpezas, Arranjos e costura e está para já instalada numa sala da Quinta da ADF Boelhe. 

A Associação acredita que o projecto pode crescer até porque os preços praticados são bastante competitivos. Já as funcionárias mostram-se motivadas e estão agora à espera que o volume de trabalho aumente. 

  

  

Funcionárias estão motivadas e querem mais trabalho

 

Para já, e após duas semanas de funcionamento, a ADFB Serviços já executou dois trabalhos na área da limpeza, dois na área da jardinagem e um na área da costura. É pouco, sim, mas ainda estão a dar os primeiros passos.

Foi precisamente a fazer trabalhos de costura que fomos encontrar quatro das funcionárias desta nova empresa de Boelhe. Estão a preparar as fardas que as colegas usarão nos trabalhos de limpeza e jardinagem.

São duas as mulheres dedicadas à costura. Ricardina Costa, de 38 anos, e Augusta Silva, de 29. A primeira diz-se "costureira desde sempre". É que ambas trabalharam em empresas de confecções da região. Depois de ficarem desempregadas, Ricardina ingressou num curso EFA de Geriatria, em Penafiel, e acabou por estagiar no Centro de Dia da ADFB, acabando por ter a oportunidade de ingressas neste projecto. Já Augusta, fez o curso de Turismo, um dos dois disponibilizados pela Associação de Boelhe. Os cursos terminaram em Fevereiro e esperaram três meses por esta oportunidade.

O grupo é constituído por outras seis mulheres. Três na jardinagem e três na limpeza. Ângela Teixeira, 39 anos, é uma das funcionárias ligadas à limpeza. Era motorista de transportes colectivos na Junta de Freguesia, algo que só lhe ocupava duas ou três horas por dia. Foi para o desemprego e ingressou entretanto no curso de Turismo promovido na Associação. Um ensino remunerado e que durou 15 meses. Também Carla Soares frequentou este curso que deu equivalência ao 12.º ano. Com 29 anos, a jovem que tomou conta da mãe, vítima de um AVC, desde que tinha 11 anos, já tinha trabalhado nume confecção durante cinco meses, mas não gostava da área. Voltou à escola, inscreveu-se no Centro de Emprego e foi seleccionada para este projecto. Ajuda em tudo, mas está ligada também à área das limpezas.

As funcionárias dizem-se motivadas. Recebem um ordenado fixo, comparticipado a 80 por cento pelo IEFP, com base no valor do Indexante de Apoios Sociais - 419,22 euros. Mas querem é trabalho no dia-a-dia. "Os dias ainda não estão todos preenchidos mas queremos que esta empresa cresça e dê frutos", afirmaram.

 

Três horas de trabalho pagas ao preço de uma

 

 

Também convencidos que esta empresa vai crescer estão os dirigentes da Associação. "Esta empresa de inserção é pioneira no concelho", explicou Elsa Alves, directora técnica da Associação e coordenadora do projecto ADFB Serviços. Além disso, é competitiva face aos preços praticados pelas empresas da concorrência, segundo a avaliação de mercado que realizaram, acrescentou. "As mais-valias são o preço e número de funcionários. Fazemos três horas de trabalho que são pagas ao preço de uma", sustentou Elsa Alves, algo que só é possível pelo apoio do IEFP.

Os preços praticados, disse, variam, com diferenças de um a quatro euros, de acordo com a localização do serviço. Pelo que na freguesia praticam-se preços especiais, assim como para as freguesias limítrofes de Boelhe.

Falta agora divulgar os serviços. Para já o boca-a-boca tem sido o principal método, tendo já sido distribuídos também alguns panfletos. Vão apostar também na divulgação através do email e das redes sociais.

 

Empresa foi forma enfrentar mercado de trabalho difícil

 

Face a um mercado de trabalho difícil e limitado esta foi a forma que a ADF Boelhe encontrou para apoiar as suas formandas dos cursos EFA de Turismo e Acompanhamento de Crianças.

"Eram 24 mulheres com quem desenvolvemos laços e que no final do curso iam para casa sem ocupação", referiu Elsa Alves. Como dentro da instituição, que é Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2008 e possui várias valências, não era possível dar emprego a estas jovens, a ADFB conseguiu, junto com uma empresa de consultadoria, candidatar-se a este apoio de criação de empresas. Além de ajudar no pagamento dos salários, o IEFP paga parte do investimento em equipamentos, como viaturas, máquinas de relva, máquinas de costura, produtos de limpeza.

 

Equipa de futebol feminino conquistou campeonato

 

A Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe esteve na base do surgimento de uma equipa de futsal e outra de futebol feminino.

Enquanto frequentavam o curso foi feito o desafio às formandas, primeiro para o futsal. Algumas aceitaram, como foi o caso de Ângela Teixeira. A equipa conseguiu ficar em 2.º lugar do campeonato.

Surgiu então outro desafio. Criar uma equipa de futebol feminino de 11. Foi novamente agarrado, sendo que o plantel, constituído por mulheres de Boelhe e Cabeça Santa, conquistou, há duas semanas, o 1.º Lugar do Campeonato Amador do Concelho de Penafiel, entre as oito equipas participantes.

Agora, explicou Ângela, já sonham com a Taça da modalidade, sendo o próximo jogo disputado com Meinedo (Lousada). A partida decisiva está marcada para 13 de Junho. "Começamos por brincadeira, mas as coisas correram bem", disse. 

 

Fonte: Jornal Verdadeiro Olhar

publicado por a nossa terra às 18:39

pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19

25

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO