Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
14
Jun 10

  

 

Preservação dos espaços

  

Consciente da sua responsabilidade na criação de um futuro sustentável, a Freguesia de Boelhe, em articulação com instituições, colectividades e comunidade educativa, assume o ambiente como um compromisso e instrumento de gestão fundamental para garantir a conformidade dos seus espaços verdes e as melhores práticas ambientais.

Um dos processos que pretende implementar para a persecução dos objectivos é a optimização de consumos dos recursos disponíveis, que passa pela redução e reutilização dos mesmos.

Após breve estudo pela freguesia e elaboração de um plano de intervenção, como limpezas e conservação de áreas e espaços verdes, sensibilização para o uso adequado da estância fluvial do Tâmega, em Passinhos, utilização racional de águas e sistemas de regas adequados no Parque Urbano Padre Serra ou a substituição de lâmpadas públicas por outras mas de baixo consumo são alguns dos exemplos apontados pelo executivo como modelo a adoptar.

É imperiosa a participação de todos nós, de modo a viabilizar o retorno económico e ambiental desta gestão de recursos, refere Avelino Silva, presidente do executivo da Junta.

O mundo em que vivemos não tem recursos inesgotáveis. Consciente desta realidade, a freguesia tem iniciado junto da Comunidade uma crescente consciencialização da importância que a racionalização dos recursos que utiliza tem no desenvolvimento sustentado das respectivas actividades e da sociedade em que se insere.

Se começarmos por dar o exemplo, sensibilizando e divulgando medidas de eficiência com os recursos disponíveis, todo o aproveitamento e resultados emergem direccionados para o bem comum, conclui o autarca.

 

  

 

Investimentos possíveis para a área do Turismo Local

 

A programação de iniciativas incide, em geral, pela freguesia mas, por possuir uma pequena estância fluvial com vista privilegiada para a albufeira do Tâmega, nesta época do ano, esta atrai centenas de pessoas e, apesar dos constantes alertas, não possui vigilância.

Torna-se necessário informar, reforçar e melhorar as estruturas de apoio ao nível de parque de merendas, campismo e proporcionar melhores condições ao nível da segurança para todos os frequentadores e para quem nos visita – esta preocupação merece, no entender do executivo da freguesia, a atenção das mais diversas entidades responsáveis, assim como na conservação da zona, acessos na avenida junto ao Tâmega, mobilidade ou estacionamento.

O investimento da freguesia realizado nesta área, mediante as actuais possibilidades, direcciona-se para as limpezas, proporcionando aos visitantes um lugar limpo, aprazível e disponibilização do espaço às colectividades e comissões da freguesia das instalações de apoio, sejam os balneários, o bar ou o campo de jogos para a realização de actividades como torneios de futebol de praia ou concentrações”.

Vulgarmente mencionada como “Praia Fluvial”, a estância fluvial não possui vigilância, desaconselhando-se a utilização de banhos fora dos limites de segurança. Referindo-se a esta questão, reforça-se os cuidados de segurança e chamadas de atenção, sobretudo aos adultos – este local deve ser preservado, limpo e respeitado.

Porque nem só de água se compõe a instância fluvial, os jogos tradicionais ou o lazer completam o leque de ofertas do nosso “retiro” que satisfaz as necessidades e desejos daqueles que optem pelo piquenique ao ar livre ou dos que queiram simplesmente usufruir do seu tempo num lugar agradável. 

 

   Marchas Santos Populares 

 

A freguesia de Boelhe organiza no próximo fim-de-semana, a 19 e 20 de Junho, as Marchas Populares 2010, uma iniciativa da Comissão de Festas e S. Gens e N.ª Senhora do Rosário.

A 7ª edição das Marchas Populares apresentará diversos momentos de convívio para a Comunidade, destacando-se uma sardinhada, petiscos variados, acompanhados do bom vinho da região, no sábado, pelas 21 horas e de um leilão de oferendas com os “produtos da terra”, no domingo, pelas 15 horas.

O evento culminará, em ambas as ocasiões, com os desfiles das marchas populares, interpretadas por habitantes e músicos da freguesia de Boelhe.

Entre amigos, famílias, tendo presente o encontro e a partilha.

 

publicado por a nossa terra às 19:26

pesquisar neste blog
 
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13
16
17
18
19

20
26

27
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO