Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
14
Jul 10

 

Artigo de opinião por Antonino de Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel   

 

As corporações de bombeiros do concelho de Penafiel estiveram recentemente a celebrar os respectivos aniversários. A primeira foi a Associação Humanitária dos Bombeiros de Entre-os-Rios, que no passado dia 20 de Junho comemorou os seus 87 anos de vida. Seguiu-se a Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Sousa, que assinalou 72 anos de existência no Domingo dia 4. E por fim, no passado dia 11, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Penafiel festejou ao seu 129º aniversário. Ilustres convidados, representantes institucionais, corpo activo, familiares dos bombeiros e muitos populares, quiseram associar-se às festividades e homenagear todos aqueles que ao longo dos anos fizeram destas instituições verdadeiras referências na área da segurança e do socorro.

Em Entre-os-Rios as cerimónias ficaram marcadas pela emoção que encheu o Salão Nobre quando o "Comandante Quim", como é carinhosamente tratado pelo corpo activo, entregou à direcção da Associação o espólio que seu falecido pai, saudoso Comandante Custódio, foi somando nos longos anos que dedicou àquela corporação. Foi um acto de uma generosidade e de uma grandeza que só não surpreende a quem conhece bem a alma do Bombeiro.

Também as comemorações de Paço de Sousa tiveram o seu momento alto. Neste caso, ao aniversário juntou-se a tomada de posse da nova direcção da Associação. Suceder ao presidente António Lopes, que liderou a Associação ao longo de 32 anos, não é tarefa fácil. Mas o novo presidente, José Maria Reis de Sousa, que conhece bem os cantos à casa, vai, certamente, levar o barco a bom porto.

No quartel da cidade, o entusiasmo também esteve bem presente nas comemorações deste ano. E se em anos anteriores o estrangulamento financeiro em que se viu a instituição retirou muita da alegria à circunstância, o discurso deste ano foi bem mais optimista e tranquilo relativamente ao futuro da Associação. E não admira que assim fosse. Baptizar 4 novas viaturas, nestes tempos difíceis, não é para todos! Mas foi assim no Domingo em Penafiel, com grande entusiasmo de toda a direcção, associados e corpo activo.

Em Penafiel, temos muito orgulho nos nossos Bombeiros. Porque sabemos que são homens e mulheres preparados para as acções de socorro, abnegados, generosos, que sob o lema "Vida por Vida", sacrificam as suas próprias vidas na defesa dos seus concidadãos. Por isso, este ano, voltamos a protocolar com as corporações do concelho a vigilância da floresta no período crítico dos fogos florestais. Sabemos, desta forma, que a missão está entregue a gente competente para a desempenhar. Por outro lado, apesar dos cortes efectuados pela Câmara Municipal nos subsídios atribuídos ao associativismo concelhio, o apoio financeiro às corporações de bombeiros manteve-se nos mesmos valores do ano passado.

A todos os Bombeiros Voluntários do concelho, os meus parabéns por tudo o que têm feito pela comunidade penafidelense. 

ler artigo de opinião de Antonino de Sousa publicado na crónica “Olhar (Im)Parcial” do Jornal Verdadeiro Olhar

publicado por a nossa terra às 21:51


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
16

18
19
20
21
23
24

25
29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO