Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
07
Ago 10

 

"Pintar Boelhe" acolhe nova mostra de pintura e desenho

Graziela Teixeira da Mota e Mário Rebelo de Sousa são os artistas plásticos convidados pela Junta de Freguesia de Boelhe para uma nova mostra de artes e cultura - trata-se de mais um evento da edição 2010 de "Pintar Boelhe".
Graziela Teixeira da Mota, natural de Valpaços, frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, reforçando técnicas e movimentos em oficinas de grandes mestres de Pintura em Portugal e Itália.
Representada em diversas colecções privadas e públicas, destacam-se as exposições no Museu das bienais de Arte de Vila Nova de Cerveira e dos Hospitais Privados de Portugal, no Porto.
Integra o Grupo de Artistas Pintores Luso Galaico e integrou, em 2008, o conjunto de artistas da publicação "Folíum" para o Arquivo Municipal de Penafiel. Faz ainda parte dos 64 artistas contemporâneos Português constantes no livro "Mitos d'Arte", publicado em 2009, pela Editora Chiado.

 

Mário Rebelo de Sousa

 

Mário Rebelo de Sousa nasceu em 1953, em Santa Maria de Âncora e trata-se de um pintor consagrado com exposições aquém e além fronteiras, destacando-se a sua participação em 29 exposições individuais e em 50 exposições colectivas.
Nas exposições individuais iniciadas em 1982 na Costa da Caparica, Mário Rebelo de Sousa, expôs também em Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Cerveira, Lanhelas, Melgaço e Vila Praia de Âncora.
Nas exposições colectivas iniciadas no mesmo ano em Cacilhas, o pintor expôs também em Costa da Caparica, Setúbal, Seixal, Lisboa, Almada, Baixa da Banheira, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Caminha, Porto, Lanhelas, Matosinhos, Montemor-o-Novo, Âncora, Penafiel, Arga de Baixo e Vila Praia de Âncora.
Além fronteiras destacam-se a participação em exposições colectivas em França/Pontault Combault, no "Salão de Outono" nos anos de 1984, 1985, 1988, 1989, 1990 e 1994.
No portfólio da exposição agora patente ao público no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, durante todo o mês de Agosto, ambos os artistas descrevem que "ao apreciarmos os trabalhos da exposição, uma nota sobressai - exprimem imenso labor, busca, suor, composição. Domínio do "lápis" e do "pincel"...
Os quadros de Mário Rebelo de Sousa são como um bordado - minuciosos, nenhum traço está ali por estar, tudo tem um significado, incluindo a cor. Não se limitam a transmitir uma mensagem simples, apercebida ao primeiro relance do olhar. São mensagens compostas, trabalhadas, que exigem do observador o uso da complexidade do cérebro, da imaginação, pois são complexas como a vida. Como tal, são realmente uma "quadratura", ou seja, um exercício cerebral, que exigem um esforço para se atingir. E essa "quadratura" tem de ser achada por cada um no "silêncio" da reflexão, sem rumor, sem distracção... É sobretudo um hino à vida. Ajuda-nos a levar para casa alegria, admiração pela natureza e compreensão perante as realidades humanas".

"Freguesia de Boelhe vive e dimamizará a sua 1ª semana cultural"

Esta exposição encontra-se patente ao público, sob entrada livre e integra ainda "Vi®ver Boelhe: espaço cultura 2010" - iniciativas da 1ª Semana Cultural da Freguesia de Boelhe, a decorrer entre 7 e 14 de Agosto, no Parque Urbano Padre Serra, Biblioteca e Anfiteatro Paroquial de Boelhe, através dos grupos e colectividades, aberta à participação da Sociedade Civil.
Para Olinda Neves Almeida, Secretária do Executivo da Freguesia e coordenadora da edição 2010 de "Pintar Boelhe", o ciclo de exposições, realizado desde Abril, tem tido uma agradável afluência de visitantes e têm sido inúmeras as mensagens de apreço e felicitação pelos trabalhos dos artistas convidados.
Dadas as festividades ao padroeiro S. Gens e a chegada dos nossos Emigrantes, atraindo milhares de pessoas às festas de Boelhe, houve uma preocupação adicional ao serem seleccionados para o evento cultural deste mês de Agosto, possivelmente os artistas plásticos com maior projecção e renome nacional e que, no conjunto de todos os artistas, graciosamente expõem com os seus trabalhos, divulgam a nossa terra e o nosso concelho e contribuem para o sucesso de "Pintar Boelhe".
Aliado à oferta cultural como uma das prioridades do executivo, a freguesia realizará ainda, entre 7 e 14 de Agosto, a sua 1ª Semana Cultural.
O Executivo e a freguesia de Boelhe felicitam-nos pelos seus trabalhos, pela disponibilidade da própria Comunidade a favor do voluntariado e aproveita para lhes transmitir a honra que sente em os ter no seio do seu meio social, concluindo com um convite a uma visita a Boelhe durante este mês de Agosto.

 

publicado por a nossa terra às 12:22


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
18
19
21

22
23
24
26
27
28

29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO