Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
17
Ago 10

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010

Bases para nova edição “Vi®ver Boelhe: espaço cultura 2011”

 

Projectando Boelhe como "Terra do Românico, das Artes e da Cultura", aliando as festas e romarias, fomentando a interacção entre a Comunidade, proporcionando novos e saudáveis hábitos, momentos de partilha e confraternização, esta freguesia penafidelense concretizou sob sucesso a realização da sua primeira Semana Cultural.

A animação, o convívio e a cidadania foram alguns dos aspectos marcantes durante os oito dias em que decorreram os eventos deste programa cultural. No leque diversificado de actividades rítmicas e sociais, direccionadas à comunidade, além dos cantares populares e o tradicional folclore, a mostra cultural integrou exposições de pintura, teatro e cinema ao ar livre, momentos de poesia e literatura, temáticas sobre a área da saúde e do bem-estar, entre outras.

Superando todas as expectativas iniciais, envolvendo os grupos, movimentos e a própria sociedade civil, o ciclo de iniciativas agora desenvolvidas motiva a freguesia na realização de edições anuais, na promoção de mais e novas actividades de carácter lúdico-cultural, proporcionando momentos únicos de convívio à comunidade, refere Olinda Neves Almeida, secretária do executivo da Freguesia e coordenadora desta primeira edição “Vi®ver Boelhe: espaço cultura 2010”.

A Semana Cultural possibilitou momentos de animação e confraternização com a apresentação e participação dos mais variados grupos de acção local, artistas, músicos, monitores e animadores, todos em regime de voluntariado. Recriando o ambiente e os espaços culturais, como o Parque Urbano Padre Serra, a Biblioteca, Centro Paroquial ou o novo anfiteatro, as iniciativas foram idealizadas da vontade da própria sociedade civil em desenvolver um programa consistente que possa dinamizar os jovens e a comunidade em geral.

Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia, vislumbrado com a adesão da população não poupa em elogios todos quanto contribuíram para o sucesso da Semana Cultural, desde os responsáveis, grupos e movimentos, paróquia, juventude, formandas e adultos, animadores ou a divulgação à terra dada pela imprensa regional. “Foi assim que começou o “Pintar Boelhe” e, felizmente, durante todo o ano, o executivo da Junta de Freguesia e os grupos de iniciativa, as colectividades, comissões de festas e meio educativo vêm promovendo um conjunto de eventos que se pretende sejam hábitos e referências na comunidade. Depois dos primeiros eventos já desenvolvidos como o “Cantar das Janeiras à População”, as “Caminhadas e visitas pelo Património e Paisagens Rurais”, o “Festival de Folclore de Boelhe” e o ciclo de exposições de “Pintar Boelhe” que tem tido o contributo exemplar dos artistas plásticos e dinamizadores do Grupo de Pintores Luso Galaico e de diversas galerias, voluntariamente, contribuíram e “revolucionaram” o panorama cultural e artístico da freguesia.

O "feed back" da comunidade e dos visitantes tem sido extremamente positivo e normalmente a localidade é visitada por pessoas das freguesias do concelho, outras do Vale do Sousa, do norte de Portugal e da Galiza. “Apoiada pela actividade da Rota do Românico, verificamos que o número de visitantes tem vindo a aumentar, desenvolvendo o nosso turismo rural e o próprio comércio, sinais motivadores para novas edições e apostas em iniciativas diversificadas”, conclui o autarca local.

A Semana Cultural, actividade integrada na época da visita dos nossos emigrantes e próxima às festividades maiores em honra ao padroeiro S. Gens e a N.ª Sr.ª do Rosário, mereceu o elogio aos grupos e movimentos da terra, aliás um sucesso conseguido com algumas centenas de pessoas a aderirem às iniciativas diárias, preparadas com o esforço e dedicação de muitos elementos envolvidos sob voluntariado. Zeferino Sousa, membro do executivo local, enaltece todos os envolvidos na preparação das mais variadas actividades, visando sobretudo a ocupação dos tempos livres dos jovens e adultos, incutindo-lhes o espírito de cidadania, bem como proporcionar a todos, bons e saudáveis momentos de cultura e lazer.  

As atenções centram-se agora nas festividades a S. Gens, o santo padroeiro da paróquia. Esta é uma festa que vive da comunidade, dos romeiros, pessoas que se deslocam dos mais variados sítios e preparada, durante todo um ano de trabalho, pela Comissão de Festas. Por isso ela tem esse cariz tão tradicional e ao mesmo tempo afectivo. A parte profana e religiosa da festa quase que se confundem porque mesmo a parte profana da festividade é vivida de forma diferente. Há tempo para a euforia, para a oração e é tudo vivido de uma forma sentimental.

Vivendo a realização da sua primeira Semana Cultural, Boelhe continuará em festa com as solenidades maiores ao Padroeiro S. Gens e a Nossa Senhora do Rosário, entre 15 e 30 de Agosto.

 

Semana Cultural de Boelhe: oitos dias com vida projectam nova edição

 

O programa “Vi®ver Boelhe: espaço cultura 2010” ofereceu à comunidade actividades diárias apresentadas pelos mais variados grupos de acção local, artistas, músicos, monitores e animadores, todos em regime de voluntariado, durante a Semana Cultural, organizada pela Junta de Freguesia de Boelhe.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010

No sábado, 7 de Agosto, dia da música tradicional, além dos cantares ao desafio, do folclore e etnografia, decorreram actuações do grupo de bombos local e de temas musicais dedicados aos avós da terra, preparados pelas formandas do curso técnico de animação sócio-cultural. A animação popular foi uma constante, face à agradável temperatura que se sentia no Parque Urbano Padre Serra e pelo salutar convívio festivo também dedicado aos emigrantes que se reúnem nesta ocasião com as suas famílias locais.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Já no Domingo, 8 de Agosto, após a celebração eucarística dominical, ocasião de homenagem da comunidade ao Abade Felisberto Capela, foi inaugurada no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe a exposição de pintura da artista plástica Graziela Teixeira da Mota, de Valpaços, uma mostra de trabalhos que inclui ainda obras de Mário Rebelo de Sousa e Carla Anjos, respectivamente de Vila Praia de Âncora e Penafiel, patente ao público até finais de Agosto.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Na segunda-feira, 9 de Agosto, dia dedicado à saúde, o Grupo de Ginástica acompanhado pela monitora Isabel Teixeira, apresentaram uma sessão de ritmos e de aeróbica, com a participação de mais de uma centena de populares, constituindo o maior evento rítmico jamais realizado nesta localidade, não deixando indiferente a juventude, miúdos e graúdos que encheram por completo o Parque Urbano Padre Serra.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Na terça-feira, 10 de Agosto, as actividades foram dedicados aos mais novos com contos infantis e juvenis, decorrendo na Biblioteca Paroquial uma sessão de leitura intitulada “Hora do Conto” e sob a orientação dos monitores Helena, Raquel e Fernando Camilo, todas as crianças foram presenteadas com um livro idealizado sob a forma de conto da obra “O Nabo Gigante” e na Junta de Freguesia esteve em funcionamento o Espaço Internet.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Na quarta-feira, 11 de Agosto, o programa contemplou a comunidade com uma sessão de cinema de animação ao ar livre, atraindo ao átrio da Residência Paroquial cerca de duas centenas de participantes. A projecção de “J Force” constituiu mais uma agradável surpresa da primeira semana cultural, neste caso apresentada pelo Grupo de Jovens de Boelhe.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Na quinta-feira, 12 de Agosto, a noite de talentos, com as vozes e os ritmos improvisados do convívio de Karaoke, com participação de adolescentes, juventude e adultos, uniu gerações no Parque Urbano Padre Serra e na Junta de Freguesia esteve em funcionamento o Espaço Internet, assinalando-se com actividades em comunidade a data de 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro de 1999.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 

Na sexta-feira, 14 de Agosto, dia dedicado à literatura, a declamação de Poemas de António Nobre assinalou o início de actividade do recém edificado Anfiteatro Paroquial, uma nova estrutura cultural ao serviço da comunidade.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010

Finalizando as actividades, no Sábado, dia das colectividades e do património, a Rota do Românico organizou, pelas 16,30 horas, a actividade “21 dias com o património…” incluindo visitas guiadas e uma sessão de informação sobre a Igreja Românica de S. Gens. A Associação Columbófila de Boelhe realizou um participativo convívio e leilão anual de borrachos e pombos, aliás, uma actividade desportiva que atrai cada vez mais participantes e amadores na promoção, desenvolvimento e preservação da espécie, enquanto à noite, pelas 21 horas, no lotado Anfiteatro Paroquial, o Grupo de Teatro de Boelhe, ao género de concurso infantil, promoveu a eleição da “Mini Miss Boelhe 2010”.

Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010 Vi®ver Boelhe: espaço cultura Semana Cultural 2010

Da música popular ao folclore tradicional, karaoke, declamação de poesia, visita ao património, tarde das colectividades ou teatro, todas as iniciativas do programa “Vi®ver Boelhe: espaço cultura 2010” foram gratuitas, abertas à participação da comunidade e decorreram sob a forte dinamização desta localidade do concelho de Penafiel.

 

publicado por a nossa terra às 20:40


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
18
19
21

22
23
24
26
27
28

29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO