Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
09
Set 10

   Comemorações no encerramento do "Pintar Boelhe 2010"

 

A Rota do Românico volta a associar-se às comemorações nacionais das Jornadas Europeias do Património, que serão assinaladas nos dias 24, 25 e 26 deste mês. Sob a temática "Património: um mapa da História", a Rota do Românico preparou um vasto leque de actividades envolvendo a comunidade na fruição do património da região.

O dia 24, sexta-feira, será inteiramente dedicado ao público mais jovem, nomeadamente à comunidade escolar, que será convidado a participar nas actividades lúdico-pedagógicas a dinamizar nos Centros de Informação da Rota do Românico no Mosteiro de Pombeiro, na Torre de Vilar e no Mosteiro de Ferreira, bem como nas imediações do Mosteiro de Cête.

A sugestão para o dia 25, sábado, é uma visita a alguns monumentos da Rota do Românico. O périplo inclui, durante a manhã, as Igrejas de São Pedro de Abragão, de São Gens de Boelhe e do Salvador de Cabeça Santa. Depois do almoço regional, um momento de deleite proporcionado por um concerto na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, seguindo-se uma paragem no Marmoiral de Sobrado. A visita termina com um lanche na belíssima Ilha do Castelo, em Castelo de Paiva.

À noite a música volta a ecoar no programa da Rota do Românico. A Igreja de Santa Maria de Airães, em Felgueiras, é o cenário de um Ensemble de Música Antiga, pelo Grupo de Música Antiga de Paredes.

No dia 26, domingo, a Rota do Românico promove o passeio temático "A Santa Mafalda na Rota do Românico". O percurso contempla a Igreja de São Pedro de Abragão, cuja cabeceira a tradição atribui à iniciativa de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I considerada beata pela Igreja Católica; à Igreja de São Gens de Boelhe, na qual D. Mafalda estará na origem da sua fundação; à Igreja do Salvador de Cabeça Santa, cujo nome está ligado a uma devoção desta Santa à relíquia de um personagem consagrado que aí se guardaria, a Cabeça Santa; ao Memorial de Alpendorada, ao Marmoiral de Sobrado e ao Memorial da Ermida que, segundo a lenda, terão sido pontos de paragem no translado do corpo de D. Mafalda para o Mosteiro de Arouca.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia e têm como missão sensibilizar a população para a importância de proteger, preservar e valorizar o património.

Segundo o IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, coordenador nacional do evento, o mote deste ano - "Património: um mapa da História" assume como objectivo "vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados".

Numa altura em que as vindimas marcam o panorama de toda a região, depois da caminhada pelo património rural e paisagens culturais, visitas guiadas e sessões de informação à Igreja Românica de S. Gens, a nossa terra associa-se uma vez mais às iniciativas promovidas e desenvolvidas pela Rota do Românico, ocasião artística para o encerramento cultural do ciclo de exposições do "Pintar Boelhe 2010".

Para saber mais sobre as actividades da Rota do Românico integradas nas Jornadas Europeias do Património 2010, veja em www.rotadoromanico.com.

 

publicado por a nossa terra às 12:00


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
17
18

20
21
22
23
24

26
27
28
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO