Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
19
Set 10

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set 2010

 

No passado dia 18 de Setembro, Sábado, a freguesia de Boelhe recebeu em tarde de sol, clima de festa e digna cerimónia o seu novo Pároco, Abade Ilídio Fernando Teixeira dos Santos. A tradicional recepção de boas-vindas, as cerimónias civis e religiosas e a confraternização foram marcas vivas da celebração e participação massiva da população e familiares que se deslocaram desde a sua terra natal, Arreigada (Paços de Ferreira).

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set    Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

Nas portas de entrada na freguesia de Boelhe, em Cristóvão, a recepção e boas-vindas, manda a tradição, com a presença do Juiz e da Cruz Paroquial, ladeada pelos elementos da Comissão de Fábrica, pelo Presidente de Junta de Freguesia, pelo Padre Felisberto Capela e pelo Padre Paulo Jorge, Adjunto do Vigário da Vara e representante do Bispo do Porto, apresentando ao novo Pároco os primeiros cumprimentos.

Chegados aos paços da freguesia, efusivamente saudado pelo povo, o Padre Ilídio foi recebido no Salão Nobre pelo executivo da Junta de Freguesia, recebendo os cumprimentos do Padre Marcelo, sacerdote natural de Galegos, do diácono Rui Miguel Mota, natural da freguesia de Boelhe e de Antonino de Sousa, Vereador em representação do Município de Penafiel.

 

 

 

Após a paramentação, sob o embelezamento em tapete de flores naturais e colchas de linho, carinhosamente preparados durante a semana, a solene procissão pelo Largo da Arca e Av.ª da Igreja, alinhada com trajes etnográficos dos elementos do Rancho Folclórico de Boelhe, largada de pombos pela Associação Columbófila de Boelhe, entoar de palmas dos paroquianos e largada de flores pelas crianças e jovens, deu colorido e emoção ao longo corredor central com a passagem e manifestações de alegria ao Padre Ilídio. Os grupos e movimentos paroquiais felicitaram o seu novo pastor, acolhendo-o à entrada da igreja, onde estavam também os seus familiares e muitos amigos.

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilidio

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

Apesar da grandeza e estrutura edificada, a Igreja Paroquial de S. Gens não foi suficiente para acolher no interior, todos quanto ali se encontravam, obrigando à abertura da porta central e todas as portas laterais ao adro fechado ao trânsito.

Após o cântico de entrada, as cerimónias religiosas iniciaram-se com a saudação à Assembleia e Comunidade Paroquial pela preparação e recepção ao novo Pároco, o Abade Paulo Jorge fez a introdução à cerimónia de tomada de posse, explicando os factos que levaram D. Manuel, Bispo do Porto, à transferência do Sr. Padre Capela para uma nova missão pastoral e populacional comunidade, agradecendo e honrando a obra, admiração e amizade que todos lhe reconhecem, falou do homem que o vai suceder, sentindo profundo apoio dos paroquianos para os projectos e missão que agora lhe são confiados, procedendo à leitura da Acta de Nomeação.

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

 Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

O primeiro dos momentos das cerimónias foi o Juramento de Fidelidade. O Sr. Padre Ilídio fez o seu juramento, no qual se compromete a prestar serviço na observância das leis eclesiásticas, a ser condutor dos homens representando na terra o papel de Cristo. Terminou dizendo “Assim Deus me ajude”, tocando no Evangelho com as mãos. Em seguida procedeu-se à entrega das chaves da Igreja “cuida de a abrir oportunamente para que os fiéis possam ocorrer à celebração dos mistérios cristãos e orar na presença do Senhor”, simbolizada pela chave da Igreja Românica de S. Gens de Boelhe e cântico “Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor”. Em Sede presidencial à oração, entoa o “Glória”.

Após as leituras dos Livros, Epístolas e dos cânticos pelo Grupo Coral, seguiu-se a leitura do Evangelho pelo Diácono Rui Miguel Mota. Evocando as passagens das leituras e do Evangelho, na primeira homilia enquanto pároco de uma paróquia, o Abade Ilídio lembrou “o serviço de comunhão e partilha”, “dos bens que provêem do trabalho, suor e da honestidade”, “disponibilizados em benefício ao próximo e ao necessitado” e, saudando os presentes, formulou um pedido: “Aceitai-me como um membro da vossa família, deixai que eu seja um de vós, que esta seja a minha terra.” Apresentou-se ao povo, agradecendo o trabalho e dedicação que fizeram em lhe proporcionar todo o conforto e recepção, realçando o espírito e sentimento de missão pastoral para com a comunidade.

Seguindo a sua Profissão de Fé e Oração dos Fiéis, recebeu do ofertório solene o pão e vinho, elementos vivos e característicos da região e, imediatamente antes da comunhão, o Abade Capela entregou a chave do sacrário ao seu sucessor.

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilidio

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilidio

 

Após a comunhão, decorreram as intervenções e saudações de boas-vindas da Fábrica da Igreja Paroquial, apresentando António Coelho o social, vivência e actividade da igreja junto dos “paroquianos, das crianças da catequese, dos grupos e movimentos paroquiais, do riquíssimo património, das instituições ou dos projectos activos da terra”, entregando-se a lembrança da Comunidade ao seu novo pároco – um tradicional bordado em linho com a inscrição da data e boas vindas à Paróquia de S. Gens de Boelhe, Avelino Silva, Presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, saudando “o compromisso por vós agora assumido, reforçou os votos de estima e solidária convivência em benefício da comunidade”, espaço dedicado aos agradecimentos ao Abade Capela pelo serviço prestado, obra e dedicação na palavra e celebração nesta comunidade que também é sua, desejando sucesso na sua nova missão. “É no serviço dedicado aos outros humanos que descobrimos a nossa própria humanidade”, acrescentou.

Encerrando as cerimónias religiosas, o Abade Ilídio agradeceu todas estas as mensagens e boas vindas, sublinhando que “o pároco está aqui para servir a Deus na missão que lhe foi confiada, pela sua vontade e generosidade, presença dia após dia com a Comunidade”, sublinhando o compromisso, esforço e dedicação do Padre Capela, do qual recebeu os processos e projectos da paróquia, transmitindo-lhe os votos de felicidade, acolhimento e missão junto das comunidades de Vilarinho (Santo Tirso) e Lustosa (Lousada).

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set  

 

 

No final, em fraterno e salutar convívio convidaram-se os presentes a dirigir-se ao novo Anfiteatro da Residência Paroquial para um “Verde d´Honra” e cumprimentos ao recém-chegado Padre Ilídio, confraternização agraciada com a actuação do Rancho Folclórico de Boelhe, merecendo rasgados elogios e memorável satisfação das centenas de pessoas que marcaram presença, concluída com visitas à exposição de pintura da artista plástica Loli Gândara, salas de catequese e grupo de jovens, biblioteca, residência paroquial e Igreja Românica de S. Gens de Boelhe, monumento nacional.

 

Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

 Boas Vindas de Boelhe ao Padre Ilídio 18 Set

 

Não deixes o cansaço instalar-se

em vez disso

silenciosamente

como a um pássaro

estende a mão ao milagre.

[Hilde Domin]

 

70º aniversário

Fábrica da Igreja Paroquial de S. Gens de Boelhe

Fotos gentilmente cedidas, artigo sujeito a copyright.

 

publicado por a nossa terra às 12:15

pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
17
18

20
21
22
23
24

26
27
28
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO