Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Out 10

No passado Domingo, dia 24 de Outubro, pelas 14 horas, no Largo da Arca, em Boelhe, a Paróquia de S. Gens de Boelhe realizou o tradicional magusto para a comunidade, enquanto as crianças e jovens da Catequese Paroquial recriaram uma feirinha de S. Martinho com produtos agrícolas, doces regionais e outros sabores, revertendo todas as receitas desta feira a favor das festividades em honra ao padroeiro S. Gens e N.ª Senhora do Rosário. Com o objectivo de preservar as tradições que marcaram o passado e reflectem a cultura do povo e da região, em colaboração com os diversos grupos de acção e animação local, a Paróquia e a Comissão de Festas convidaram a comunidade a associarem-se ao convívio, iniciativa enquadrada nas comemorações do 70º aniversário da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Gens de Boelhe.

 

Recriação da “feirinha da Aldeia” no S. Martinho

 

Emana da tradição que, por ocasião do S. Martinho, a Comissão de Festas em Honra a S. Gens e N.ª Senhora do Rosário convide as crianças, jovens e grupos de catequese paroquial para a participação, animação e recriação da "feirinha da Aldeia".

Dos produtos agrícolas presentes na banca de cada grupo, destacam-se o gerimú, o limão, o feijão e a batata, colocados à venda sob valores simbólicos. Dos doces regionais e outros sabores, a “feirinha da Aldeia” é animada ao som dos cantares, como se fazia há muitos anos nas aldeias, à luz dos candeeiros, espadelando o linho e fiando. Recordam-se os momentos outra vividos, dos que apareciam vindos do alheio para puderem “roubarem” as raparigas para o namoro, dos tocadores de violas ou acordeonista, acabando o serão com muita alegria, e assim apareciam as castanhas assadas, vinho doce ou vinho novo, enfim o que os pobres lavradores tinham e o ofereciam como bons romeiros ao magusto do S. Martinho.

Apesar do céu cinzento, frio e aguaceiros, foi mais um dia bem passado nesta freguesia, tendo sido bonito assistir ao conviver das diferentes gerações e apreciar o doce da vida destas pessoas, sentir o seu carinho e calor humano, o que permitiu para além de vivenciar toda a componente de exuberância característica dos festejos do S. Martinho, por outro lado, lembrar também o seu espírito solidário e de partilha, espelhado na colaboração de todos os intervenientes na realização desta actividade.

  

Paróquia movimenta-se para receber celebração do Crisma 

 

No próximo dia 7 de Novembro, Domingo, a Paróquia de S. Gens de Boelhe receberá a celebração do Crisma. Presidirá à celebração o Sr. Bispo D. António Taipa, auxiliar da Diocese do Porto, movimentando-se todos os grupos e movimentos paroquiais na sua preparação e acolhimento às cerca de 300 pessoas que receberão o Crisma, provenientes das Comunidades de parte da Vigararia de Castelo de Paiva e Penafiel.

 

Solenidades

. Todos os Santos, dia 1 de Novembro: eucaristia pelas 11 horas na Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe, seguida de romagem ao cemitério paroquial (trânsito condicionado junto na Av.ª da Igreja e Largo da Igreja, as acessibilidades e estacionamento devem ser efectuadas pela nova avenida do parque);

. Fiéis Defuntos, dia 2 de Novembro: eucaristia pelas 21 horas na Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe.

 

publicado por a nossa terra às 01:18

pesquisar neste blog
 
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14
15

17
19
22
23

24
26
27
28
29

31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO