Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Nov 10

A Paróquia de S. Gens de Boelhe, em Penafiel, pretende impulsionar a comunidade a adoptar os sinais e tradições de Natal, preparando a “coroa do Advento”, com o recurso a velas – quatro, uma por cada semana deste tempo litúrgico, ou mesmo cinco, acrescentando esta para o dia de Natal – e a decoração – como arbustos e outros elementos festivos – alusivas à simbologia da natureza.

As referidas velas são em consonância com a ênfase a colocar em cada semana: João Baptista; São José; Maria; Jesus e a quinta, numa alusão ao Natal. Na eucaristia dominical é feita uma oração alusiva a cada uma das velas e atendendo às figuras a colocar no presépio.

A iniciativa é aberta a todas as famílias, podendo cada família construir a sua “coroa do Advento”. A bênção das coroas paroquial e familiar ocorrerá na celebração eucarística do primeiro Domingo do Advento, dia 28 de Novembro.

Por outro lado, na sequência do trabalho desenvolvido pela Equipa Vicarial da Pastoral da Família, será distribuída uma oração por cada Domingo do Advento devendo as Famílias reunirem-se por momentos, todos os dias, em oração junto da referida “coroa do Advento”.

 

 

Mensagem: "Uma palavra de amor..."

Jesus pede para “orar em todo o  tempo”. Porque não fazer a experiência de agradar a Deus, nosso Pai, mostrando-Lhe o nosso amor filial, em cada um dos dias deste tempo de Advento? Bastam alguns minutos, mas também se podem fazer momentos prolongados para viver bem este tempo privilegiado.

 

Família, um presente de Deus

Queremos que toda a comunidade se envolva nesta caminhada, para assim vivermos o verdadeiro sentido da família.

 

Objectivos:

  • Aprender a viver em família;
  • descobrir que fazemos parte da família de Deus;
  • perceber que pertencemos a uma família paroquial;
  • compreender que celebrar o nascimento de Jesus é aprender com Ele a ser filho;
  • participar na Eucaristia;
  • proporcionar momentos de oração.

 

Propostas de acção:

 

1. Construir o Presépio

“Em muitas famílias, seguindo uma bela e consolidada tradição, começa-se a preparar o presépio, quase como para reviver, junto com Maria, esses dias de trepidação que precederam o nascimento de Jesus. Construir o presépio em casa pode revelar-se um modo simples, mas eficaz, de apresentar a fé e transmiti-la aos próprios filhos” (Papa Bento XVI).

O presépio será construído ao longo do Advento e Natal, com o seguinte esquema: Primeira Semana de Advento: definir e preparar o espaço, construir a “cabana”, colocar os pastores, ovelhas e outras figuras decorativas…; [8 de Dezembro: anjo]; Segunda Semana: um profeta (por ex.: João Baptista); Terceira Semana: José; Quarta Semana: Maria; Noite de Natal: Menino Jesus e a frase: Na família, nasce o Salvador; Sagrada Família: uma fotografia ou fotos da família (avós, pais, filhos…); Ano Novo: estrela; Epifania: magos.

 

2. Coroa do Advento

Junto do presépio ou noutro lugar haja à disposição uma pequena mesa para colocar a Bíblia aberta e a Coroa do Advento: feita de verdes, 4 velas para acender nos 4 Domingos do Advento e outra maior para o Tempo de Natal. 

 

3. Festa da Sagrada Família

 

4. Ceia de Reis

Paróquia de S. Gens de Boelhe | Equipa Paroquial da Pastoral da Família, 20 Nov.2010    

publicado por a nossa terra às 20:47


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
18
20

26

28
29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO