Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Ago 10

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Projecto de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social

 

A pobreza e a exclusão social constituem um dos mais graves problemas das sociedades dos nossos dias. A Igreja, presente na tentativa de resolução dos problemas que a todos dizem respeito, procura transformar pequenas obras em grandes causas sociais.

Em Junho de 2009, a nossa paróquia, através do seu Abade e da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe, lançou o Projecto de Recuperação e Beneficiação das suas cinquentenárias Casas dos Pobres, obra social de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social que envolveu um conjunto significativo de parcerias públicas e privadas que acolheram a ideia e, mediante as suas possibilidades, forneceram o impulso fundamental, sempre que necessário para o arranque, desenvolvimento e conclusão – transformado em realidade.

Na sequência da iniciativa de contactos a instituições públicas e privadas ou fundações, rapidamente se alargou o conceito aos donativos ou em espécie a algumas dezenas de empresas, a nível local, regional ou nacional – receptivos, bem hajam.

O objectivo traçado, entre fazer a ligação dos cidadãos e comunidade paroquial que querem ser solidários e as instituições que estão no terreno, a lidar com as situações no dia-a-dia, foi e será ajudar quem mais precisa.

Fazendo a ponte entre a comunidade paroquial e as instituições somos convidados a colaborar, seja com a nossa oferta, donativo ou em espécie – a resposta foi evidente. Apesar das dificuldades sociais, elevou-se a solidariedade e o carácter, sem “sacrificar” financeiramente a população ou a freguesia.

Em particular, a Fábrica da Igreja Paroquial e o seu Abade lançaram, no âmbito e por própria iniciativa, uma acção de intenção para a recolha de bens e apoios essenciais para a beneficiação e reconstrução das Casas dos Pobres, recuperando parte do seu património, destinado aos mais necessitados, ontem, hoje e amanhã.

Esta campanha de ajuda teve o seu sucesso – houve quem cedesse materiais de apoio, de construção ou loiças interiores, estabelecimento e cumprimento de protocolos de cooperação, seja com o I.E.F.P., através do Centro de Emprego, Município de Penafiel, Conferência Diocesana, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.

Não esquecemos, antes, louvamos, quem no dia-a-dia lidou com as mais adversas situações ou decisões: o Abade Felisberto Capela pela sua presença, audácia e rigor, os trabalhadores abrangidos ao abrigo do Contrato de Inserção Social, a colaboração pronta e eficaz de empreiteiros que cederam equipamentos e ferramentas indispensáveis ou a prontidão e compreensão dos fornecedores de materiais de construção e diversos.

A Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe, instituição que durante o presente ano completa o seu septuagésimo aniversário, agradece a ajuda e apoio de todos os paroquianos e a compreensão, sempre necessária, da Comunidade.

Casas dos Pobres da Paróquia de Boelhe Casas dos Pobres da Paróquia de Boelhe Casas dos Pobres da Paróquia de Boelhe Casas dos Pobres da Paróquia de Boelhe 

 

publicado por a nossa terra às 17:14

pesquisar neste blog
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
18
19
21

22
23
24
26
27
28

29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO