Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
27
Nov 10

 

seja voluntário: saiba + 

 


Juntas de Freguesia e Agrupamentos Escolares assinam compromisso em nome da Mobilidade e da Acessibilidade

  

No passado dia 25 de Novembro, os 38 presidentes de Junta de Freguesia e os Agrupamentos Escolares do concelho de Penafiel assinaram uma carta de compromisso com a autarquia no sentido de passarem a incluir a acessibilidade e mobilidade nos projectos futuros. “Acessibilidade – Encerramento, balanço e perspectivas", contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

  

 

 

Para Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, "o Município de Penafiel reconhece a necessidade de preparar no presente, a construção de um território inclusivo e mais democrático para as futuras gerações, no qual as liberdades individuais se possam exprimir plenamente."

A carta de compromisso, assinada por todos os Presidentes de Junta, consiste num compromisso por parte das Juntas, em incluírem a acessibilidade e a mobilidade em projectos e acções futuras a serem desenvolvidas nas Freguesias.

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, enalteceu o trabalho desenvolvido, apesar de salientar que, "a acessibilidade universal é uma utopia. É impossível tornar todos os espaços completamente acessíveis. Para mim é de facto muito interessante poder observar toda esta envolvência por parte das freguesias do Concelho assim como toda a comunidade escolar de Penafiel." Reconhecendo assim este gesto pioneiro dos presidentes de Junta e esta vontade de querer participar no planeamento de um território mais acessível, assim como as escolas.

"Através deste compromisso com as juntas de freguesia e agrupamentos escolares, a promoção, da Acessibilidade e Mobilidade para Todos nos seus territórios terá um impacto marcante na comunidade, em projectos e acções futuras a serem desenvolvidas nas Freguesias assim como na promoção da matéria da Acessibilidade e Mobilidade no contexto da comunidade escolar. Com base nestas acções e por todo o trabalho desenvolvido até agora, Penafiel é neste momento um bom exemplo a nível Nacional", salientou a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.

 

 

Este tipo de acção, permitirá por exemplo evitar que no futuro algumas obras tenham de ser refeitas para dar cumprimento a normas e regras de acessibilidade. Para a vereadora Paula Teles, "mais que barreiras físicas, é preciso lutar contra barreiras de mentalidade. "Há muita coisa para fazer e, no limite, não se poderá fazer tudo", sublinhou a vereadora da Mobilidade. Este compromisso com as Juntas de Freguesias e os agrupamentos escolares torna-se fundamental para tornar o território de Penafiel mais acessível a todos."

Fonte: Notícias de Penafiel  

publicado por a nossa terra às 11:36

pesquisar neste blog
 
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
18
20

26

28
29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO