Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
03
Dez 10

A vida para lá da deficiência.

  

Hoje, 3 de Dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data é promovida pelas Nações Unidas, desde 1998, e tem por objectivo mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência. Mais do que falar das dificuldades que encontram no dia-a-dia, conhece os homens que nos dão o exemplo sobre como continuar a viver quando a vida nos passa uma rasteira. A mensagem é essa mesma, aceitar a mudança e viver. "Não vale a pena lamentar-se. O futuro somos nós que o construímos. O que é preciso é ter consciência das nossas limitações e das nossas capacidades".

Vale a pena ler esta notícia na edição desta semana do jornal Verdadeiro Olhar.


  

 

Mostra do concelho de Penafiel

 

No passado fim-de-semana, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel reuniu o que de melhor se faz e produz no concelho de Penafiel, dando a conhecer melhor as 38 freguesias e o movimento associativo do concelho de Penafiel.

Cada freguesia teve um espaço onde deu a conhecer o trabalho e as áreas de actividade que as associações de carácter cultural, recreativo, juvenil, social, etnográfico e desportivo desenvolvem, bem como as actividades exercidas pelas Juntas de Freguesia. Exibindo assim artesanato, gastronomia, usos e costumes, bem como todo o tipo de elementos representantes da sua freguesia.

A animação também não faltou, contando com actuações de Ranchos Folclóricos, Grupos de Bombos, Grupos de Teatro, Dança, Grupos de Cantares, Bandas de Musica, espectáculos de canto e dança com crianças/idosos.

A freguesia de Boelhe esteve representada pelo executivo da Junta de Freguesia sendo de destacar no seu stand a acção associativa da ADF Boelhe e uma grande variedade de produtos característicos locais, frutas e legumes. A animação foi ainda recriada com a actuação do Rancho Folclórico de Boelhe.

Este evento foi coordenado e promovido pelo programa Contrato Local de Desenvolvimento Social - Qualificar Penafiel, com o apoio do Município de Penafiel, Juntas de Freguesia e a Associação para o Desenvolvimento de Lagares, com o objectivo de divulgar a intensa e diversificada actividade associativa existente no concelho. Belmiro Barbosa, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Lagares, sublinhou o êxito do evento dedicado às freguesias e ao movimento associativo, garantindo que na próxima edição será feito mais e melhor ainda.

 

 

Durante os três dias cerca de 5 mil visitantes, que puderam encontrar um stand dedicado à Festa do Caldo, onde se encontraram as iguarias de Quintandona, um stand dedicado ao Museu Municipal, ao banco de voluntariado local, as "forças vivas da terra", as associações de carácter cultural e recreativo, Ranchos Folclóricos, Grupos de Cantares, Grupos de Bombos, Teatro, Dança e Bandas de Música.  

Na expofreguesias não só o movimento associativo foi destacado, uma vez que em quase todos os stands se encontravam cabazes de frutas e legumes, deliciosos pratos e variadas sobremesas. Desde rabanadas, sopas secas, tartes, bolos caseiros, queques, queijadas, não faltaram também as únicas tortas de S. Martinho. Mas não havia apenas doces, o pão e broa caseiros, o chouriço e o salpicão, bifanas, caldo à lavrador e para acompanhar o vinho verde tinto servido na malga.

A freguesia de Abragão foi premiada com o troféu de "Melhor Stand", seguido de Pinheiro e Cabeça Santa. Os critérios de selecção foram: dinamismo, decoração e animação de cada espaço que representava as freguesias.

Antonino de Sousa, vereador da Câmara Municipal de Penafiel, deu os parabéns á equipa que organizou o evento e aos dirigentes locais que procuraram retratar a sua terra. Salientando que "nesta iniciativa podemos visitar e conhecer melhor o concelho de Penafiel."

Fonte: Notícias de Penafiel, Verdadeiro Olhar

publicado por a nossa terra às 08:45


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
14
17
18

19

26
27
28
29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO