Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
13
Dez 10

Sabia que foi em 13 de Dezembro de 1940 constituída a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe?

70º aniversário

 

 

 

A Fábrica da Igreja Paroquial

 

Instituição pública religiosa, legalmente constituída e reconhecida pelo Estado e demais intervenientes na sociedade, o papel da Fábrica da Igreja Paroquial não se remete apenas aos assuntos económicos e patrimoniais da Igreja. Pese embora a obra para a sua recuperação e beneficiação de espaços, a acção pastoral, o desenvolvimento dos grupos, movimentos e celebração são auxílio fundamental para o pároco. Sob forma de conselhos, nomeados pelo Bispo, regem-se sob o Direito Canónico e, graciosamente, têm como base de actuação a comunidade.

 

Conselho Económico

Objectivo: Administração dos bens paroquiais

No núcleo central, a nível económico, está o Conselho Económico (vulgo Comissão Fabriqueira). Trata-se do grupo paroquial responsável pelos bens económicos da paróquia, pela sua conservação e sua dinamização. É composto por cinco membros conselheiros que juntamente com o pároco administram os bens paroquiais. Por inerência, o pároco da freguesia é o presidente, constituindo-se ainda por um secretário, um tesoureiro e três vogais efectivos.

 

Exemplo de intervenções:

Em 1991, a Igreja Matriz sofreu um enorme incêndio destruindo por completo o seu interior, altares, soalho e demais adornos. Passados dois anos estava recuperada para o culto.

Em 1996, a compra dum novo órgão permitiu a formação do Coro Litúrgico de Boelhe.

Em 1998, a Capela de S. Miguel de Passinhos foi totalmente recuperada: o seu interior conserva ainda todo o espólio da extinta paróquia e freguesia de S. Miguel de Passinhos.

Entre 2004 e 2007, a Residência Paroquial sofreu obras de intervenção geral para recuperação face à degradação inabitável. Actualmente, além de Centro Paroquial para Catequese e reuniões, possui a biblioteca, o anfiteatro e o cartório.

Em 2006, face à construção do Parque Urbano da freguesia, negociou a venda de terrenos com o Município, verba aplicada para pagamento das obras de recuperação da Residência Paroquial.  

Entre 2009 e 2010, foram recuperadas e beneficiadas as cinco casas dos pobres, propriedade da paróquia. No momento, acolhem sete famílias.

 

Conselho Pastoral

A partir de diversas iniciativas dinamizadas na paróquia, logo que constituído, caberá ao Conselho Pastoral reunir e convergir com os diversos grupos, movimentos e leigos a acção pastoral prestada à comunidade, das celebrações e formação de novas dinâmicas e actividades.

 

Os presidentes da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe:

Pe. José Ferreira Lopes Veiga (Junta da Paróquia), Pe. João Leite Ribeiro (Instalação em Dezembro de 1940 a 1955), Pe. Gaspar Pereira Serra (de Setembro de 1955 a 1995), Pe. Luciano Alberto da Silva Lagoa (de 1996 a Fevereiro de 2006), Pe. Marivaldo da Conceição (transição até Setembro de 2006), Pe. Felisberto Domingos Alves Capela (de Outubro de 2006 a Setembro de 2010) e Pe. Ilídio Fernando Teixeira dos Santos (desde Outubro de 2010).

 

No próximo Domingo, 19 de Dezembro, pelas 10,30 horas, será celebrada eucaristia na Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe com intenção por todos os membros falecidos pertencentes às anteriores Comissões de Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe.

 

publicado por a nossa terra às 08:36


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
14
17
18

19

26
27
28
29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO