Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
10
Fev 11

 

 

 

Avelino Anjos Silva juntamente com a sua equipa lidera os destinos da freguesia de Boelhe, e considera que a conclusão do saneamento básico e a criação de um pólo industrial como obras prioritárias para um desenvolvimento sustentável da freguesia durante o ano de 2011.

O autarca Boelhense refere que apesar da escassez de verbas durante o ano anterior conseguiram efectuar imensas obras e iniciativas de apoio á população.

A construção de um Polidesportivo, de sanitários públicos junto à Igreja Paroquial, são também outras das ambições do executivo de Boelhe para este mandato.

 

Sr. Presidente, Avelino Anjos Silva qual o balanço que faz deste ano que passou?

Apesar da escassez de verbas no ano de 2010, podemos fazer um balanço positivo deste primeiro ano á frente dos destinos da freguesia de Boelhe. Foram realizadas imensas obras e apoiamos e promovemos diversas iniciativas ao nível cultural e social.

  

Quais são as obras que têm em curso?

Recentemente foi inaugurado o Salão de Eventos de Apoio à Cultura da Freguesia de Boelhe, sendo de realçar que esta obra resulta de várias parcerias e angariação de fundos. Foram também realizados alguns desvios de águas pluviais nomeadamente na rua de Mouril, entre outras. Ao nível das acessibilidades e mobilidade, a freguesia está no momento a construir novos arruamentos junto da Av.ª do Parque, possibilitando novos acessos e estacionamento para o Salão de Eventos, Cemitério e Igreja Matriz. 

 

Para Junta de Freguesia de Boelhe quais são as prioridades para este ano de 2011?

Sem dúvida, a criação de um pólo industrial na freguesia, uma vez que já existe um terreno para o efeito no lugar de Cristóvão, que permitirá a fixação de empresas e o surgimento de mais postos de trabalho em Boelhe.

Saliente-se que o desemprego é um dos problemas mais graves da freguesia de Boelhe, sendo que alguns trabalhadores viram-se obrigados a deslocar-se para Espanha devido à falta de trabalho, sendo que o sector feminino tem sido o mais afectado.

Outra das nossas prioridades para o ano de 2011 passa pelo alargamento e conclusão do saneamento básico/águas pluviais, de forma a permitir melhorar a qualidade de vida de da população da freguesia.

 

Considera que o turismo poderá também contribuir para a criação de postos de trabalho na freguesia?

Sim, sem dúvida. A aposta no turismo pode ajudar na criação de mais postos de trabalho na freguesia. E nesse sentido Boelhe é uma freguesia rica, seja em termos de história, com vasto património e monumentos, nomeadamente com a Igreja Românica de S. Gens de Boelhe, monumento nacional e da Rota do Românico, possui as ruínas arqueológicas da Bouça do Ouro e a Capela de Passinhos, entre outros, destacando-se a sua riqueza paisagística. Ou no aspecto fluvial, com o rio Tâmega que oferece uma paisagem lindíssima digna de ser visitada, apreciada e de livre acessos. 

 

Pode falar-nos de alguns dos projectos que têm também previsto para este mandato?

A construção de um polidesportivo, a construção de novos acessos e sanitários públicos junto à Igreja Paroquial, alguns melhoramentos na rede viária, na medida do possível alargar a zona de construção para incentivar a população mais jovem a fixar-se na freguesia, e apoiar diariamente a população no que nos for possível. 

 

Como está a freguesia em termos de acessibilidades?

Razoável. Há ainda necessidade de efectuar alguns melhoramentos em algumas ruas da freguesia e abrir novos arruamentos. A limpeza e conservação das vias rurais e municipais é fundamental para preservar e melhorar as nossas acessibilidades. Outra das necessidades inerentes ao dia a dia da população é a urgente beneficiação e recuperação da estrada municipal entre Boelhe e Peroselo.

 

O parque escolar de Boelhe responde às necessidades da freguesia?

No âmbito do parque escolar, a freguesia conta com a Escola Básica de Bairros Nº 2 e o Jardim-de-infância de Bairros, que de certa forma vai colmatando as necessidades dos jovens da freguesia de Boelhe.

 

Como está a freguesia ao nível social e cultural?

A Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe e a própria Paróquia de Boelhe têm procurado colmatar da melhor forma possível as necessidades sociais existentes na freguesia. Sendo que a breve prazo será entregue à ADFBoelhe a Escola Primária de Bairros Nº 1 que está actualmente desactivada, o que permitirá prestar um maior apoio a toda a comunidade boelhense, seja a juventude ou os idosos.

Sendo também de salientar que a Conferência S. Vicente Paulo tem dado um forte apoio às famílias mais carenciadas da freguesia.

Em termos culturais a freguesia de Boelhe conta com um vasto programa de iniciativas promovidas pelas diversas colectividades da freguesia, realçando o importante contributo do Rancho Folclórico de Boelhe e da Junta de Freguesia de Boelhe que tem incrementado e apoiado inúmeras actividades culturais. 

 

E no âmbito desportivo?

A Associação Columbófila de Boelhe, o Futebol Clube de Boelhe e o Futsal Feminino têm desenvolvido de forma eficaz a vertente desportiva, procurando ocupar os tempos livres dos jovens de forma saudável e elevando o nome da freguesia de Boelhe.

No entanto, penso que com a construção do polidesportivo a freguesia de Boelhe poderá também implementar outras modalidades.  

 

Em relação à iluminação pública e abastecimento de água, a freguesia já viu compensadas as carências?

Um dos locais que está ainda bastante carenciado de iluminação pública é a Avenida de S. Brás e a área envolvente, assim como da nova Av.ª do Parque, sendo que já foi solicitado á Câmara Municipal de Penafiel e estamos aguardar uma resposta. Sendo também necessária a substituição de algumas armaduras antigas por outras mais modernas e resistentes.

A freguesia de Boelhe ao nível de abastecimento de água está servida praticamente na sua totalidade.

  

Como está a freguesia no que respeita ao saneamento básico?

Em termos do saneamento básico a freguesia está praticamente a zero, sendo que como já mencionei anteriormente esta é uma das nossas principais prioridades para o ano de 2011 e para este mandato, para isso contamos com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel. Refira-se que esta obra é prioritária e permitirá melhorar a qualidade de vida da população boelhense. 

 

O corte na recolha de lixo tem afectado a freguesia de Boelhe?

Na nossa opinião o serviço da recolha de lixo vai ter que sofrer alguns ajustes, e digo isso porque já começamos a constatar que nos locais mais populacionais as duas recolhas por semana não são suficientes. A resolução deste problema terá que passar ou por um reforço de contentores de lixo nestas zonas ou pelo aumento de mais uma recolha de lixo semanal.

 

Qual é a sua opinião sobre o plano de contenção orçamental do município de Penafiel?

Para já tudo o que esteja ligado a cortes só nos entristece, e segundo o que temos conhecimento é que os cortes efectuados pelo Governo ao Município de Penafiel foram menores, quando comparados com os cortes às Juntas de Freguesia efectuados pela Câmara Municipal de Penafiel.

No entanto, vamos continuar a procurar servir da melhor forma possível a população com os meios que dispomos.  

 

Na sua opinião a crise económica está ou vai colocar em causa a continuidade do movimento associativo em Boelhe?

Sim, vai prejudicar e quem sabe levar a uma redução de algumas actividades do movimento associativo.

No entanto, há que salientar que actualmente o movimento associativo existente na freguesia está activo e a trabalhar em prol do desenvolvimento social, cultural, desportivo da freguesia de Boelhe, e isso tem sido uma mais-valia para a população boelhense e para o desenvolvimento da freguesia.  

   

Nesta altura de dificuldades que mensagem pretende deixar á população boelhense?

Deixo sobretudo uma mensagem de esperança nestes tempos económicos difíceis para todos. Somos um povo habituado a lutar frente às adversidades e juntos vamos superar as dificuldades, e conseguir um maior desenvolvimento da freguesia de Boelhe e uma consequente melhoria da qualidade de vida da população boelhense. 

 

Na sua opinião o que falta na administração das Juntas de Freguesia?

As Juntas de Freguesia deveriam ser dotadas de mais verbas, pois têm diversas competências e poucos meios para a sua concretização.

 

Perfil  

Executivo da Freguesia de Boelhe

 

Avelino Anjos Silva, de 57 anos, ocupa o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, juntamente com Zeferino Manuel Rocha Moreira Sousa, de 34 anos, que exerce a função de Tesoureiro, e Olinda Maria Neves Almeida, de 39 anos, que é Secretária. Sendo que os principais motivos deste executivo para abraçarem esta causa foram o enorme gosto que têm pela freguesia de Boelhe, por serem boelhenses e pelo facto de conhecerem a população e quererem desenvolver esta terra a vários níveis e melhorar a qualidade de vida da população.

 

publicado por a nossa terra às 08:01

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
17
18

21
22
23
24
25

27
28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO