Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
24
Mar 11

 

Sede de Junta de Freguesia e do Parque Urbano Padre Serra terão a iluminação desligada no âmbito da "Hora do Planeta"

 

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!

 

Os edifícios Sede de Junta de Freguesia e Parque Urbano Padre Serra, em Boelhe vão ter a sua iluminação desligada entre as 20:30 e as 21:30 do próximo dia 26, sábado, cumprindo, desta forma, a “Hora do Planeta”, uma iniciativa com adesão a nível mundial. E ao deixar “às escuras” estes equipamentos públicos, a freguesia de Boelhe convida os cidadãos a seguirem o seu exemplo, fazendo o mesmo, se possível, nas suas habitações. 

A “Hora do Planeta” é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas. Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, então, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora - a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. 

Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. 

Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na “Hora do Planeta”. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades, entre as mais de 4 mil em todo o mundo, e cerca de 1.2 mil milhões de pessoas cumpriram esta causa. 

Bateram-se, ainda, recordes no uso das redes sociais e Internet para divulgação da campanha e demonstrações de apoio: 1,3 milhões de amigos nas redes sociais (em Portugal houve mais de 10 mil referências ao evento em websites e blogues) e 4.8 milhões de buscas ao termo “Hora do Planeta”, nas 24 horas que antecederam o evento. 

Em 2010, mais de 1,2 mil milhões de pessoas aderiram à “Hora do Planeta” em cerca de 5000 cidades, 26 das quais portuguesas. Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em Portugal, possam aderir a esta iniciativa simbólica de apagar as luzes por uma hora. 

A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adoptar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, de forma a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais, incentivando-se o uso de transportes públicos e de outros meios de locomoção amigos do ambiente, o consumo de produtos certificados: pequenos gestos no dia-a-dia que podem fazer a diferença. 

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa da WWF, uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação, com quase cinco milhões de adeptos e uma rede global activa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela preservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

info adicional

 

Programa "Raízes" emite trabalho sobre Rancho de Boelhe
 
20 Março de 2011, em destaque: Rancho Folc. da Assoc. para o Desenv. da Freguesia de Boelhe
 

Faça download deste programa

http://www.radioclube-penafiel.pt/?it=podcast&co=293&cop=291

 

publicado por a nossa terra às 18:47


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

15
17
18

20
25

27
29
30
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO