Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
01
Abr 11

Largo da Arca

Câmara de Penafiel anuncia obra em saneamento básico e uma ETAR para a freguesia de Boelhe

 

A Câmara Municipal de Penafiel anuncia esta sexta-feira que vão arrancar este mês os trabalhos para dotar mais cinco freguesias do Vale do Tâmega com infra-estruturas de saneamento básico, num investimento superior a 6,6 milhões de euros. Vão ser abrangidas com equipamentos de recolha e tratamento de efluentes as localidades de Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim, Vila Cova e Abragão. 

Este investimento complementa outro da mesma natureza, orçado em 3,3 milhões de euros, que decorre nas freguesias de Lagares, Sebolido, Guilhufe, Marecos, Milhundos, S. Martinho Recesinhos, Galegos, Paço de Sousa, Oldrões, Cabeça Santa e Canela. Segundo a autarquia, estão em curso mais de 10 milhões de euros de investimento neste tipo de infra-estruturas, dois dos quais assumidos directamente pela autarquia através da empresa municipal Penafiel Verde. As obras serão comparticipadas em cerca de cinco milhões de euros por fundos da União Europeia, contando ainda com três milhões de euros de financiamento bancário de médio e longo prazo. 

Para o autarca Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel ”este nível de investimento espelha bem a preocupação do Município em dotar o Concelho de infra-estruturas fundamentais para a qualidade de vida dos penafidelenses.

Já Mário Magalhães, presidente da Penafiel Verde “esta nova fase de investimentos permite alargar a rede de saneamento, com a construção de uma nova ETAR em Boelhe e o reforço das duas existentes em Rio de Moinhos e Abragão. A nossa política sido de fazer chegar o saneamento a todo o concelho. A manter-se este ritmo de trabalho e de obras, prevejo uma cobertura do concelho de 85 %, faltando executar ainda cerca de180 kmde rede, onde iremos concentrar os nossos esforços, no sentido de até finais de 2013/14, conseguirmos esse objectivo.”

Avelino Silva, presidente do executivo da Junta de Freguesia, realça a justiça desta obra considerada de vital importância para o desenvolvimento sustentável das comunidades abrangidas, “prometemos e lutamos pela rede de saneamento básico e tratamento das águas pluviais, de forma a permitir melhorar a qualidade de vida da população da freguesia”, salientando que, juntamente com a criação de um pólo industrial na freguesia, apresentamos ao município estas obras como prioritárias, conjugando todos os esforços neste sentido.

Actualmente, a rede de saneamento básico de Penafiel tem uma extensão de274 quilómetros, o que equivale a uma cobertura de 70 por cento da população. Até2014, aautarquia e a empresa municipal “Penafiel Verde”, responsável por estes investimentos, esperam alcançar os 85 por cento de cobertura. 

+ Jornal do Norte/Lusa

+ Notícias do Vale do Sousa 

ler entrevista de Avelino Silva 

 

CLDS desenvolve sessões de apoio “Os Idosos e as TIC’s”

 

 

 

Numa sociedade informatizada, é imprescindível o domínio das ferramentas que possibilitam o acesso e a manipulação da informação.

Assim, a Associação para o Desenvolvimento de Lagares, através do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) - Qualificar Penafiel, através do Eixo 4 – Informação e Acessibilidades, desenvolve sessões de apoio à informática para idosos que frequentam os Centros de Dia/Convívio do Concelho de Penafiel, denominadas “Os Idosos e as TIC’s”. Neste momento efectua sessões de apoio em: 

  • Centro de Dia/Convívio de Boelhe
  • Centro de Convívio de Duas Igrejas
  • Centro de Convívio de Guilhufe 
  • Centro de Dia/Convívio de Lagares 
  • Centro de Dia/Convívio de Vila Cova  

Nestas sessões são transmitidas: 

- as principais técnicas para navegar e pesquisar sites e imagens com segurança na internet; 

- método de criação de e-mail e funcionamento deste; 

- habilidades simples com o teclado e conhecer suas respectivas acentuações e pontuações; 

- técnicas básicas na utilização do facebook para a terceira idade, onde o idoso poderá adquirir as ferramentas mais utilizadas de comunicação, através de textos, ilustrações, recados e mensagens; 

- práticas essenciais na utilização do messenger, para comunicar com familiares, amigos, e pessoas em qualquer parte do mundo em tempo real com texto, áudio e vídeo; 

- regras no processamento de texto no word, através da redacção de cartas, poesias,  provérbios, contos, histórias de vida, entre outros; 

- métodos de trabalho no Excel, onde o idoso aprenderá a realizar actividades comuns, nomeadamente: controlo de finanças pessoais, agenda pessoal e cálculos básicos; 

- princípios básicos na utilização do paint, através de actividades de pintura, desenho e figuras geométricas. 

Fonte: CLDS - Qualificar Penafiel

publicado por a nossa terra às 08:34

pesquisar neste blog
 
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
22
23

24
25
27
29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO