Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
18
Abr 11

Atelier Carm´Art

 

Evocando o Ano Internacional da Juventude, promovido pelas Nações Unidas, durante os dias 15, 16 e 17 de Abril, a 3ª edição da mostra de artes e cultura da freguesia de Boelhe privilegiou o contacto entre centenas de visitantes e o património da região, distinguindo a artista Maria do Carmo Azevedo e homenageando a jovem autora Andreia Camilo.

 

Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art 

  

Maria do Carmo Azevedo há vários anos que se dedica à pintura manual de azulejos, de faiança artística, restauros, de velharias e de artesanato e, ao longo de três dias, foi recebendo as mais diversas felicitações, merecendo o reconhecimento pelos trabalhos expostos onde representou nas suas pinturas a Igreja Românica de S. Gens, diversos monumentos de freguesias do concelho de Penafiel e da Rota do Românico do Vale do Sousa mas, foram os trabalhos alusivos aos moinhos temporários do Rio Tâmega e a barca da passagem da Amela que, vislumbraram aos visitantes os mais diversos sentimentos e recordações.

Maria Altina, septuagenária e das primeiras visitantes, reconheceu no imediato estas imagens, emocionando-se porque residiu longos anos junto às pesqueiras e moinhos, outrora do Tâmega corredio, felicitando a artista pelos trabalhos na componente religiosa, desde igrejas, capelas, mosteiros, imagens de santos padroeiros, entre outros, resultando da selecção de motivos para pintura e exposição.

 

Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art

 

Avelino dos Anjos Silva, presidente do executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, felicitou a artista Maria do Carmo Azevedo pela concretização deste desafio cultural que reforça o sentimento de cidadania e de identidade da comunidade com o património, preservando, vivendo e promovendo a memória e as tradições locais, bem como do concelho e da região do Tâmega e Sousa.

Lotando por completo o Salão Nobre, durante a cerimónia de abertura, Maria do Carmo Azevedo congratulou-se pelo convite endereçado pela Freguesia de Boelhe que dispõe e coloca-se ao serviço das populações no contacto com a cultura e as artes, vislumbrada com a presença de pessoas amigas que se foi conhecendo ao longo da vida e se deslocaram a Boelhe, agradecendo ainda a presença de todos os visitantes, do Pe. Ilídio dos Santos, pároco de Boelhe, Cabeça Santa e Peroselo, Antonino de Sousa, vereador do Município de Penafiel, dos autarcas e demais entidades e associações que se fizeram representar, em particular vindos da freguesia de Canelas, terra familiar do seu marido, na pessoa do seu presidente António Ferreira.

 

Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art Atelier Carm´Art

 

Olinda Neves Almeida, coordenadora da mostra cultural, referiu-se a mais uma edição do “Pintar Boelhe” como a recolha das memórias locais e demais elemento característico da nossa freguesia, transformando o que os jovens de hoje em dia consideram “coisas de cotas” em objectos centrais e propulsores de diálogo e compreensão mútuos entre gerações. “Todos contribuímos para construir a identidade desta terra e os que se envolverem nos inúmeros desafio e iniciativas anualmente promovidas, poderão perceber que, enquanto sujeitos, fazem parte da sua construção” e que “existe um potencial para poderem actuar activamente sobre a realidade de Boelhe”, concluiu.

 

publicado por a nossa terra às 19:00

pesquisar neste blog
 
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
22
23

24
25
27
29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO