Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
16
Mai 11

Capela Igreja de S. Miguel de Passinhos (séc. XVIII)

Festividades em honra a Nossa Senhora de Fátima

 

A localidade riba-Tâmega de Passinhos, em Boelhe, viveu este fim-de-semana as festividades em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Perante uma deslumbrar paisagem vinhateira onde a natureza e o homem convivem com as tradições, as solenidades iniciaram-se no sábado à noite a com a procissão de velas e a recitação do rosário. Saindo da Capela da Granja, a imagem de Nossa Senhora percorre o lugar de Aldeia e aproximando-se da Capela de S. Miguel de Passinhos sob centenas de velas colocadas pelas vinhas da encosta, cada peregrino medita perante característico e natural cenário.  

No Domingo, sob o entoar da Banda de Música S. Cipriano “A Velha”, de Resende e da solene eucaristia em honra a Nossa Senhora de Fátima, a Capela de S. Miguel de Passinhos encontra-se engalanada para as suas festividades maiores.

A tradicional procissão pelas ruas de Passinhos e Casal encerraram as festividades sob a saudade e a promessa de para o ano voltar.

Boelhe, de parabéns, (com)vida.

 

 

Peregrinação ao Santuário de Fátima

 

. "Queremos Caminhar sob o Olhar Maternal de Maria"

  

Encontram-se abertas as inscrições para a Peregrinação Inter-Paroquial ao Santuário de Fátima (Paróquias de Boelhe, Cabeça Santa e Peroselo), a realizar no dia 26 de Junho (Domingo).  As inscrições podem ser feitas no Cartório Paroquial nos dias e horários de funcionamento e nas Sacristias depois das Eucaristias. Os lugares dos autocarros são preenchidos por ordem de inscrição. 

 

Ordenação Sacerdotal  

 

A paróquia de S. Gens e a Comunidade de Boelhe, assim como as freguesias limitrofes, viverão 2011 como o Ano de Vida e Alegria Pastoral pela ordenação Sacerdotal do Diácono Rui Miguel. A ordenação Sacerdotal ocorrerá no dia 10 de Julho, na Sé do Porto. A sua Missa Nova, a realizar na terra natal, será celebrada no dia 17 de Julho, em Boelhe.

 

Semana da Vida

 

 

Pormenor do cartaz para a Semana da Vida 2011

 

A Igreja Católica em Portugal celebra, de 15 a 22 de Maio, a "Semana da Vida" 2011, desta feita inspirada em João Paulo II e na sua encíclica "Evangelho da Vida", de 1995.

A iniciativa anual, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), tem como tema "Escolhe a vida e viverás", falando numa “dicotomia profunda” entre “cultura da vida” e a “cultura da morte”. Otema escolhido para este ano “procura refletir a preocupação dos sobre a necessidade de que o homem contemporâneo tome consciência da amplitude e gravidade dos atentados à vida que continuam a registar-se na história da humanidade”. “Como não pensar na violência causada à vida de milhões de seres humanos, especialmente crianças, constrangidos à miséria, à subnutrição e à fome? Ou na violência inerente às guerras? Ou noutro género de atentados relativos à vida nascente e terminal, que tendem a perder o caráter de ‘crimes’ para assumir, paradoxalmente, o caráter de ‘direitos’?”, devemos questior.

Segundo o DNPF, a tudo isto “vêm juntar-se dificuldades agravadas por uma sociedade complexa onde frequentemente as pessoas, os casais e as famílias são deixados sozinhos a braços com os seus problemas”. “Não faltam situações de particular pobreza, angústia e exasperação, onde a luta pela sobrevivência, a dor nos limites do suportável e as violências sofridas tornam por vezes exigentes até ao heroísmo as opções de defesa e promoção da vida”, alerta.

O texto de reflexão deste ano destaca a “força e a premência” das palavras do Papa polaco, sendo constituído, largamente, por excertos da referida encíclica. A proposta para a celebração da Semana da Vida está disponível no site www.leigos.ptJoão Paulo II foi beatificado no dia 1 de Maio, no Vaticano, sendo assim apresentado pela Igreja Católica à veneração dos crentes como modelo e intercessor junto de Deus.

Na Paróquia de S. Gens de Boelhe, durante o mês de Maio, haverá recitação do rosário, pelas 20,30 horas, na Igreja Matriz de S. Gens.

 

 

publicado por a nossa terra às 13:54


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
19

22

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO