Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
17
Mai 11

 

Implantada junto à igreja paroquial, a igreja de São Gens de Boelhe é uma construção de época românica que remonta ao século XIII.

De planta longitudinal, desenvolve-se em nave única articulada com capela-mor, mais baixa, através de arco triunfal de volta perfeita. A fachada principal caracteriza-se pelo portal em arco apontado, de três arquivoltas com quadrifólios, que assentam sobre impostas, e colunas com bases em forma de bolbo e capitéis decorados. Sobre o pórtico, abre-se uma fresta e à direita, sobre a empena, a sineira.

Os volumes exteriores, percorridos por cachorrada (de motivos variados), reflectem o espaço interno, com a capela-mor mais baixa de forma a permitir a existência de um óculo de iluminação na parede fundeira da nave, sobre o arco triunfal. Em ambos os alçados laterais o pano da nave é aberto por portas sobrepujadas por frestas.

No interior, impera a depuração, apenas havendo a assinalar o arco triunfal, com impostas salientes.

Fonte:IPPAR

 





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi Torga que escreveu que esta é “uma igreja de brincar”. E que bem disse Miguel Torga!

Construída talvez nos fins do séc. XII, a eclesiola, isto é, a pequena igreja, é de uma grande simplicidade, mas de um equilíbrio volumétrico e decorativo notável.

publicação em revista

 

Coordenadas Geográficas: Lat: 41° 8' 5.85" N / Long: 8° 14' 33.41" O

 

publicado por a nossa terra às 19:46


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
19

22

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO