Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
22
Jul 11

Com base nas publicações da Direcção-Geral da Saúde, publicamos esta semana o décimo e último post de um ciclo de divulgação e informação útil ao cidadão relacionado com a temática da "Saúde Ambiental". Entre os diversos temas a serem desenvolvidos, pretende-se apresentar conselhos práticos relativos com a época de Verão: calor, preparativos, alimentos, segurança, riscos de incêndios, cuidados com a saúde, entre outros, possibilitando acesso e ligação a outros conteúdos de informação.

 

Tema desta semana: Riscos para a saúde resultantes da ocorrência de incêndios

(resumo)

 

Conclusão

 

IV- PROBLEMAS RELACIONADOS COM FALHAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 

Em consequência dos fogos florestais e urbanos podem surgir cortes no abastecimento de água da rede levando à necessidade de recorrer à utilização de outros recursos de água (abastecimentos de água alternativos).

Nestas situações devem ser tomadas medidas a fim de prevenir riscos para a saúde decorrentes da sua utilização para consumo humano.

 

Medidas básicas de desinfecção da água a adoptar:

 

A. Fervura da água destinada a ingestão

 

A fervura é uma maneira muito eficaz de destruir praticamente todos os organismos potencialmente patogénicos para o homem (bactérias, parasitas, outros).

Como o fazer correctamente:

  • Ferver a água pelo menos durante 5 minutos (não esquecer que esta só está a ferver quando se agita violentamente no recipiente e são expelidas bolhas gasosas);
  • Pode-se juntar uma gota de limão à água fervida para melhorar o seu sabor;
  • Colocar a água fervida num recipiente tapado e de preferência em local fresco.

B. Desinfecção química

 

Para a desinfecção da água são usados produtos à base de cloro ou de iodo (recomenda-se contacto com a linha SAÚDE 24: 808 24 24 24).

 

Em caso de dúvidas ou necessidade de informação deve contactar a linha SAÚDE 24: 808 24 24 24, http://www.saude24.pt ou o serviço de saúde mais próximo (Centro de Saúde/Unidade de Saúde Familiar ou hospital).

 

Fonte: DGS 

 

! Notas de Boelhe no Notícias de Penafiel: Convívios da nossa terra em Boelhe

 

publicado por a nossa terra às 19:15


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

16

17
19
20
23

24
27
28
30



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO