Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Mai 11

A magia do teatro de marionetas visitou a freguesia de Boelhe 

 

A magia do teatro de marionetas (re)visitou a freguesia de Boelhe esta terça-feira, dia 24 de Maio, encantando a Comunidade Educativa com a actuação da peça “João e o pé de Feijão”. Integrado nas comemorações do Dia da Criança, o executivo da Junta de Freguesia, em estrita colaboração com educadoras e docentes, proporcionou às crianças e adolescentes do Jardim de Infância de Bairros e Escolas EB1 de Bairros n.º 2, uma tarde cultural com momentos lúdicos e divertidos. A 2ª edição do Teatro de Marionetas foi abrilhantada pela Companhia “Partículas Elementares”.

 

 

O conto dos Irmãos Grimm foi neste espectáculo combinado com a reconhecida e cativante ambiência, característica desta Companhia. Conta as mirabolantes aventuras do João, um boneco com alma de menino, que sente a necessidade de se ajustar às lutas para conseguir a sua maturidade. Com momentos lúdicos e divertidos, combinados com outros de delicada e leve poesia, este espectáculo conseguiu gerar a constante necessidade de nos equilibrarmos sobre a corda bamba, entre a fantasia e a realidade, como um apelo à atenção e à imaginação do público, crianças e adolescentes.

 

 

Agradecendo a iniciativa, em contexto de aprendizagem, as educadoras e docentes destacaram a importância destas actividades lúdico-pedagógicas nas crianças e adolescentes como desenvolvimento junto da Comunidade.

Para Avelino Silva, presidente da Junta de Boelhe, este tipo de espectáculo é propício à Comunidade Educativa e, associando as comemorações do Dia da Criança, a freguesia e o seu executivo, na medida das suas possibilidades, articularam com as educadoras e docentes esta 2ª edição como forma de aproximação das crianças e adolescentes, que face a inúmeras dificuldades, nomeadamente de cariz económico das famílias, muitas delas se vêem afastadas do teatro e de outras artes.

 

 

Acrescida das diversas manifestações culturais com carácter anual, exemplo dos Cantares das Janeiras à População, da Caminhada pelo Património Rural e Paisagens Culturais, do desfile etnográfico e Festival do Rancho Folclórico, das exposições artísticas do “Pintar Boelhe” e da Semana Cultural, esta actividade vem reforçar a preocupação da freguesia em programar e trazer à terra as mais variadas artes e cultura, companhias, artistas e actores, (re)criando os espaços públicos como o Parque Urbano Padre Serra, biblioteca e anfiteatro paroquial, motivando ainda a edificação do Salão de Eventos da Freguesia, inaugurado em Janeiro, sobretudo, como estrutura essencial para apoio às mais diversas actividades, ensaios e programas para angariação de fundos para as festividades maiores ao padroeiro S. Gens.

 

+ info in "Vento Sudeste" 

publicado por a nossa terra às 07:32

pesquisar neste blog
 
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
19

22

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO