Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
07
Jun 11

 

Aprovada intervenção na Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe 

Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva apoia obras de restauro e beneficiação

 

Através de candidatura apresentada no ano de 2009, projecto à CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a obtenção de parecer favorável do IPPAR, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Boelhe inicia, a 20 de Junho próximo, as obras de restauro e beneficiação da Igreja Matriz de S. Gens, encerrando ao culto até finais de Setembro.

O Programa Equipamentos destina-se à atribuição de comparticipações por parte do Estado para a instalação de equipamentos de utilização colectiva que sejam promovidos por instituições privadas de interesse público e tem como objectivo a implantação de uma política de promoção do reequilíbrio do sistema urbano, que possibilitem o desenvolvimento dos aglomerados que desempenham um papel estratégico e estruturante na organização dos respectivos espaços. Da aplicação do mesmo, tem resultado a sustentabilidade e equidade territorial, implicando a sua aplicabilidade uma dinamização de centros de índole cultural ou religiosa. A presente candidatura foi aprovada através do subprograma n.º 2 - obras com orçamento igual ou inferior a € 100.000 - em função do valor das obras a financiar - neste caso em 45% - permitindo a recuperação desta igreja, cuja edificação se iniciou no ano de 1900.

O projecto visa a realização de obras de recuperação, no interior e exterior da Igreja e Sacristia, tendo como suporte o programa que vem apoiar as obras de restauro, na recuperação do património arquitectónico/religioso e de interesse à envolvência da Igreja Românica de S. Gens, classificada monumento nacional e figura impar da Rota do Românico - será o espaço religioso que assegurará o culto na freguesia durante os próximos meses.

 

Vamos dar as mãos por esta causa!  

Encerramento das portas da Igreja

Actividades para angariação de fundos

Apesar do apoio financeiro do Programa Equipamentos, em 45% do orçamento ilegível, acrescido do fundo de garantia económico da Fábrica da Igreja Paroquial, as obras de restauro e beneficiação serão suportadas em parte significativa com base nas actividades da Comissão de Obras para angariação de fundos, algumas já com agenda e convite endereçado a todos quanto possam participar:

11 de Junho, Sábado, 20 horas - Cascata/Convívio a Sto. António, inclui sardinhada, entrecosto, costelas assadas na brasa, caldo verde, vinho da terra e animação festiva;

12 de Junho, Domingo, 15 horas - Eucaristia Dominical, inclui acto simbólico de encerramento das portas da Igreja e uma feirinha de produtos locais, a dinamizar pelos grupos de catequese paroquial.  

 

Há 111 anos atrás, o povo de Boelhe uniu-se em edificar a obra da Igreja Paroquial.

Hoje, com idêntico espírito de união, conseguimos levar a obra a bom termo.  

Colabore na angariação de fundos necessários... por uma causa que é de todos!

 

Apoio ao voluntariado!

 

publicado por a nossa terra às 08:42

pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12

25

26
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO