Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
04
Jun 11

Com base nas edições on-line dos órgãos de informação regionais, (re)publicamos esta semana uma das notícias, destacando uma das área de intervenção social e o trabalho desenvolvido por uma família na projecção de caminhos além desemprego.

 

jornal: “Notícias de Penafiel”

   

Feirinha biológica todas as semanas

 

A partir de hoje, dia 4 de Junho, Penafiel irá receber no centro da cidade, uma feirinha semanal "Aromas da Nossa Terra", dedicada à venda de produtos agrícolas produzidos pelo modo biológico. Este tipo de produção tem vindo a aumentar em Portugal e em Penafiel em particular. Apesar de ainda sermos um dos países com menos percentagem de compras biológicas, temos vindo a aumentar esses números e com incitativas destas a tendência é que se consumam cada vez mais alimentos produzidos consoante métodos naturais.

A "feirinha" surge como forma de ajudar os 12 produtores a escoar os seu produtos e divulgar a agricultura biológica, pois ainda há muita gente que desconhece os benefícios destes produtos, defende Susana Oliveira, Vereadora do Município de Penafiel. 

 

 

Primeiro terreno biológico certificado em Penafiel

 

Marinho estava desempregado, tinha alguns terrenos de família e numa situação de dificuldade encontrou na agricultura biologia a saída de um momento menos bom. Aproveitou o incentivo da Câmara Municipal de Penafiel e instalou-se por conta própria como produtor de produtos biológicos. Tinham os terrenos que tentavam manter mas surgiu a oportunidade de rentabilizaram os espaços e como nunca foram adeptos de químicos, avançaram, "A câmara financiou o registo e a certificação dos terrenos e agora está a organizar uma feira semanal para escoar a produção", explica Marinho. 

A feira semanal que se irá realizar todos os sábados de manhã, tem como objectivo a promoção e o comércio dos produtos biológicos produzidos em Penafiel. Um ano passado depois de se começar a tratar da parte burocrática Marinho considera esta feira um teste, "agora é ver se vale a pena". Desde morangos (do mais saboroso que existe), alface, cebola, feijão verde, tomates, alho francês, courgette, batata, pencas, meloas, ervilhas, laranjas, maçãs, beterraba, centeio, milho branco e amarelo e a vinha ainda por certificar, tudo isto é possível encontrar na quinta do casal Marinho. 

O processo de certificação verifica se os terrenos são tratados com químicos, o terreno foi o primeiro certificado deste novo projecto. Considerado 100% biológico e com um cabaz de produtos produzidos que comprovam a qualidade. De futuro esperam conseguir a implementação de estufas para rentabilizar a produção.

 

publicado por a nossa terra às 00:10

pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12

25

26
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO