Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
27
Jun 11

 

 Via-Sacra dos Valinhos 

Caminho para a Loca do Cabeço (a fundo a Capela de Sto. Estêvão)

 

Casa de Lúcia de Jesus

 

Nossa Senhora na Capelinha das Aparições em Fátima

 

Procissão de Entrada na Igreja da Santíssima Trindade

 

 

Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente, Sua Rev.ma o Bispo do Porto

 

Grupo de Acólitos

 

 

Coro interparoquial

 

Espaços Galeria da Igreja da Santíssima Trindade

 

Procissão Eucarística e Exposição do Santíssimo Sacramento

 Peregrinação dos Frágeis

 

"Continuando em Missão", decorreu este Domingo, 26 de Junho, a peregrinação anual ao Santuário de Fátima da comunidade de Boelhe, Cabeça Santa e Peroselo, paróquias presididas pelo pároco Ilídio dos Santos.

Evocando o primeiro ano das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, sob o desígnio “Santíssima Trindade, adoro-vos profundamente” e em aproximação à semana da ordenação sacerdotal de um filho da comunidade, o diácono Rui Miguel Mota Alves, as paróquias assinalaram a peregrinação com o inicio das preparações para o acolhimento e visita da Imagem Peregrina da Fátima, entre os finais de Setembro e meados de Outubro próximo.

Chegados ao Santuário de Fátima, a manhã foi assinalada com a realização da “Via-sacra”, organizada pelo Grupo de Jovens de Cabeça Santa, oração do terço do rosário junto do local da “Loca do Cabeço e Aparição do Anjo” e uma visita aos Valinhos, nomeadamente aos locais habitados pelos pastorinhos de Fátima, actos presididos pelo pároco Ilídio dos Santos.

Após espaço para a realização do convívio/piquenique, integrando-se junto das comunidades provenientes das Vigararias da Diocese do Porto, a Pastoral da Saúde organizou a Peregrinação dos Frágeis. As solenidades iniciaram-se na Capelinha das Aparições com a oração do Pe. José Nuno, Capelão do Hospital de São João. Em procissão até à Igreja da Santíssima Trindade, a eucaristia fora presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, ladeado pelo Pe. Ilídio dos Santos e Pe. Carlos Cabecilhas, Reitor do Santuário de Fátima, e interpretações pelo coro interparoquial de Boelhe, Cabeça Santa e Peroselo.

Com a realização da Peregrinação dos Frágeis, a Igreja Diocesana do Porto afirma o seu compromisso com a Missão Salvífica de Cristo, manifesta na sua solicitude tão próxima com pessoas que mais sofrem ou se sentem débeis. Embora chamada “dos Frágeis”, é de todos, porque os que agora vemos expostos na sua fragilidade são a expressão viva da fragilidade comum a todos, interpelação contínua de responsabilidade pastoral, aludiu D. Manuel Clemente aos mais de sete mil peregrinos que lotaram a Igreja da Santíssima Trindade.

No final, o Santuário de Fátima ofereceu a todos os peregrinos um concerto de órgão de tubos, a cargo do organista titular do Santuário, João Santos. As solenidades terminaram com a Procissão Eucarística, exposição do Santíssimo Sacramento e bênção final com a viagem de regresso a concluir a peregrinação.

 

publicado por a nossa terra às 18:09

pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12

25

26
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO