Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
12
Jul 11

Parque Urbano Padre Serra

Populares movimentam-se pelo bem-estar e limpezas dos espaços verdes

 

Faltando poucos dias acolher as celebrações da Missa Nova do Padre Rui Mota, ordenado Presbítero em 10 de Julho último, a freguesia de Boelhe desdobra-se em desenvolver iniciativas cívicas. Se, desde há alguns meses, formaram-se os grupos responsáveis para as celebrações litúrgicas, tapetes florais ou convívio para a Missa Nova, agora foi um grupo de mulheres e algumas crianças a organizarem limpezas aos espaços verdes do Largo da Arca e Parque Urbano Padre Serra - hoje voltaram a realizar mais uma acção com a adesão significativa de populares e, pela análise do comum cidadão, superou as melhores expectativas, sinal evidente que o voluntariado contribui com tempo e sinergias como forma de contornar a falta de verbas com que se deparam as juntas de freguesia.

Joaquina Luís, uma das intervenientes e mentora da acção, explica que a iniciativa nasceu de forma espontânea. “Sugeri o arranjo voluntário de um pequeno jardim junto à sede de Junta e o executivo desenvolveu contactos com mais alguns populares”. Por tratar-se de feriado, no dia 10 de Junho aderiram à primeira acção mais de uma dezena de participantes. “Umas apararam as árvores, outras trataram de cortar a relva” ou desenvolveram as mais diversas actividades de limpeza aos jardins, refere.

Olinda Almeida, secretária do executivo local, define que este tipo de acções provém por que tem “amor à sua terra” e o demonstra de forma livre e honesta, voluntária em prol da comunidade. “Dedicam algum do seu tempo livre e compreendem que com a sua ajuda superam-se algumas das dificuldades financeiras com que nos deparamos” e é o próprio executivo que tem por tarefa tratar diariamente das regas dos jardins. Esta forma de poupar algum dinheiro, possibilita, entre outras, que sejam efectuadas limpezas semanais ao Parque Urbano Padre Serra, conservação regular de ruas ou a manutenção das áreas verdes do Largo da Arca - a sala de visitas da freguesia - ou os espaços da Igreja Românica de S. Gens.

Assinalando simbolicamente o Ano Europeu do Voluntariado e em aproximação à Missa Nova do Padre Rui Mota, a celebrar no próximo domingo, eventos como estes devem ter continuidade pois são uma excelente oportunidade para as pessoas colocarem em prática conhecimentos e mostra das suas mais-valias, usos e costumes, o que de bom existe nas suas “oficinas caseiras”. Através do seu tempo livre, cada um enquanto cidadão tem a possibilidade de demonstrar a sua cultura, a sua arte, a sua sabedoria, os seus princípios, seja à população residente, turistas ou quem nos visita por ocasião das suas férias ou festividades, para o bem comum e desenvolvimento das comunidades locais.

 

publicado por a nossa terra às 19:40

pesquisar neste blog
 
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

16

17
19
20
23

24
27
28
30



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO