Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
10
Out 11

 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011

Boelhe acolhe solenidade com remodelação da Igreja Matriz

 

Foi há 46 anos que a Virgem Peregrina visitou Boelhe, Penafiel. Ontem, a imagem vinda do Santuário de Fátima regressou em ombros, as crianças rejubilaram com o lançamento de milhares de pétalas de flores, sendo aplaudida por centenas de fiéis que celebraram, desse modo, a inauguração das obras recentes que remodelaram a igreja paroquial.

 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011

 

A recepção foi meticulosamente preparada pelas gentes de Boelhe, uma das 38 freguesias do concelho de Penafiel. Ao lado, na vizinha paróquia de Peroselo, acenaram-se lenços brancos de despedida à santa Imagem Peregrina que ali permaneceu sete dias, depois de ter estado na freguesia de Cabeça Santa, por idêntico tempo.

As três paróquias, todas a cargo do jovem padre Ilídio dos Santos, celebram a peregrinação católica, mas para o povo de Boelhe o momento foi de “dobrada satisfação”. Aqui, desde o passado mês de Junho que a Igreja Matriz de S. Gens, um templo religioso de 1900, entrou em obras.

“Investimos cerca de 100 mil euros. O coro alto cresceu um metro, a nave e os tectos foram pintados, a iluminação e o sistema eléctrico são novos e até o equipamento de som e áudio está por estrear”, contam os membros da Comissão de Obras. A empreitada contou com 20 mil euros do fundo económico da Fábrica da Igreja Paroquial, 32 mil euros provenientes do PRODEP, através da candidatura ao Programa Equipamentos e o restante pertence aos paroquianos e das iniciativas de angariação de donativos.

 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011

 

Como na paróquia há elevada expectativa sobre o restauro da igreja paroquial, o pároco esforçou-se por fazer coincidir a recepção à Virgem Peregrina com a (re)abertura das portas do templo, magnificamente conseguido e de beleza impar. Tapetes de flores, casas e varandas adornadas com mensagens de boas-vindas e um longo cordão humano, marcaram o primeiro dia. “Foi a Nossa Senhora de Fátima a primeira a entrar na igreja, sob as capas dos estudantes, levada em mãos pelo padre Rui Miguel, ordenado sacerdote este ano e natural de Boelhe. Estamos muito felizes e pedimos a bênção da Virgem”, desabafou Maria Emília, uma das centenas de fiéis que assistiam à recepção pelo Executivo nos Paços da Junta de Freguesia de Boelhe, seguiu na procissão e acompanhou a solene eucaristia.

 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011 

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011

Imagem Peregrina em Boelhe, 9 Out. 2011

 

Durante toda a semana, a Imagem Peregrina percorrerá em ombros as ruas e lugares da freguesia de Boelhe, esperando-se idênticas recepções de fé e esperança de fiéis vindos da região para as procissões de velas, solenidades eucarísticas e de adoração.

O encerramento das comemorações da visita da Imagem Peregrina ocorrerá a partir do próximo sábado, dia 15, com iniciativas preparadas e dedicadas às crianças e às famílias; no próximo domingo, dia 16, a Procissão do Adeus e; na noite de 18 de Outubro, Rão Kyao fará uma interpretação acústica na Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe, momento que antecederá a sua devolução ao Santuário de Fátima.

fotos gentilmente cedidas, todos os direitos reservados 

publicado por a nossa terra às 12:00

2 comentários:
Boas.
Eu sou de Boelhe e gostaria de ver as fotos da recepção da imagem de nossa senhora.
e gostaria que me mandasse para o seguinte mail: Dracos90@hotmail.com.
OBG.
Anónimo a 11 de Outubro de 2011 às 22:12

Olá.
Obrigado pelo seu comentário.
Encontram-se publicadas algumas das fotos que, gentilmente foram cedidas para publicação e nota de imprensa - todos direitos encontram-se reservados mas, segundo está previsto, a Paróquia de Boelhe editirá muito em breve um dvd com todos estes momentos, únicos na nossa freguesia.
Por isso, está atenta às novidades e logo que seja possível muitas outras fotos serão publicadas - a recolha e tratamento demora o seu tempo.
Até breve.
a nossa terra a 12 de Outubro de 2011 às 17:11


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
22

24
29



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO