Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
09
Dez 11

| Freguesias

O Itinerário Arqueológico do Vale do Tâmega estende-se por um percurso entre as freguesias de Peroselo, Luzim e Boelhe, pertencentes ao concelho de Penafiel

       

| Monumentos e motivos de interesse

 

Freguesia de Peroselo

  1. Igreja Paroquial de Peroselo
  2. Sepulturas Medievais da Quintã (junto à Capela de St.ª Catarina)

 

 

 

| Peroselo

 

O Itinerário Arqueológico do Vale do Tâmega tem início no centro da freguesia de Peroselo, lugar com povoamento antigo, atestado por vários vestígios arqueológicos de época romana conhecidos e reveladores da fertilidade daquelas terras para a expansão agrícola.

 

Igreja Paroquial de Peroselo 

Igreja Paroquial

 

A igreja paroquial é de fundação medieval, sendo já mencionada em diploma datado de 1112. No interior, a capela de Nossa Senhora da Conceição surpreende pelo esplendor da talha dourada e de azulejaria, constituindo um exemplar magnífico das artes decorativas do barroco nacional dos inícios do século XVIII.

 

Capela a Santa Catarina 

Capela de Santa Catarina

 

Ainda em Peroselo, no lugar da Quintã, situa-se a capela de Santa Catarina, simples templo granítico da Baixa Idade Média junto do qual se encontra uma necrópole rupestre. Constituído por quatro sepulturas escavadas na rocha, duas das quais já partidas, este cemitério é atribuível à época da Reconquista, com utilização situada entre os séculos VIII e XI.

  

 

 

Necrópole rupestre da Quintã 

Necrópole rupestre da Quintã

 

link: Sepulturas Rupestres da Quintã

 

publicado por a nossa terra às 08:38

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16

18
24



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO