Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
28
Dez 11

Agregação das freguesias sofre revés político em Penafiel

 

A questão da redução do número de freguesias foi apenas um dos assuntos abordados na última reunião de Assembleia Municipal de Penafiel, ocorrida a 23 de Dezembro.

Acusando o presidente da Câmara de Municipal de Penafiel de “não tomar uma posição face à agregação das freguesias”, o deputado socialista André Ferreira garantiu que “este é um assunto do interesse do município”, e que, caso seja necessário “saltar para a praça pública em defesa dos penafidelenses, o PS vai fazê-lo”.

Por seu turno, Alberto Santos, presidente eleito pela Coligação Penafiel Quer, revelou que “a Câmara vai considerar o assunto quando estiverem esclarecidos os pontos definitivos de legislação por parte do Governo”, esclarecendo que a sua opinião se encontra reflectida nessa decisão. Apesar de “não colocar o pacote da reforma todo de lado”, Rodrigo Lopes, deputado da Coligação Penafiel Quer, sentiu-se forçado a afirmar que a agregação das freguesias pode “ser motivo de clivagem na nossa população” e acrescentou que “estes critérios não resolvem a situação”.

Jesus Ferreira, deputado pela CDU, mostrou também ser a favor da manutenção das freguesias.

“Todos os presidentes das freguesias penafidelenses foram convocados e ouvidos pela Câmara Municipal, tendo-se todos manifestado contra a reforma que prevê a redução do número de freguesias”, adiantou Alberto Santos. O autarca proferiu ainda ter dúvidas acerca da concretização desta reforma levada a cabo pelo actual Governo.

André Ferreira terá conseguido alcançar uma importante vitória na última Assembleia Municipal dedicada essencialmente às freguesias - também algumas Assembleias locais já votaram contra. Levadas a discussão e aprovadas, ambas as moções apresentadas pelo Partido Socialista e da Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS) convergem num único sentido: Penafiel é contra a agregação das freguesias.

 

publicado por a nossa terra às 00:38


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16

18
24



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO