Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
31
Dez 11

Artigo de Opinião

 

Uma breve pesquisa pela internet e eis um breve resumo sobre as notícias com relevância sobre a nossa terra.

No ano de 2011, prestes a dar vez a 2012, afreguesia de Boelhe (re)viveu momentos, uns melhores, outros nem por isso, foi motivo de alegria, de tristeza e saudade…

 

Crime

As práticas criminosas não cessam na freguesia de Boelhe, Penafiel. Do furto de cobre e outros metais, redes eléctricas ou de comunicações, os registos das vagas de assaltos em 2011 alarmaram a população e as consequências foram trágicas. Apesar da presença visível das autoridades em acções de fiscalização, dois jovens faleceram, houve fugas e detenções, populares agredidos ou a necessidade de socorro a idosos.

 

Saneamento

Tardou mas foi notícia. A “Penafiel Verde, E.M.” anunciou o arranque das obras da rede de saneamento que permitirá dotar as freguesias de Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim, Vila Cova e Abragão de um sistema de recolha e tratamento de águas residuais. Boelhe receberá, ao que tudo indica, ainda uma ETAR.

 

Iniciativa

A freguesia de Boelhe estará, seguramente, entre as localidades deste concelho que aproveitaram o ano para desenvolver e programar iniciativas de âmbito cultural, algumas assumidamente com carácter regular. Fora a 2ª edição da caminhada por trilhos e caminhos rurais, o 2º Cantar das Janeiras à População, o 3º Pintar Boelhe, a homenagem à escritora Andreia Camilo, as noites temáticas da semana cultural, o acampamento de escuteiros, o 2º festival de folclore, as festividades, astradições ou os convívios, como por exemplo gastronómicos (francesinha, feijoada, arroz à cabidela ou a sardinhada, por ocasião da cascata aos Santos Populares).

 

Diplomas

Pela primeira vez na sua história, o salão nobre da freguesia foi palco de uma cerimónia para entrega de diplomas a 30 pessoas que, no ano lectivo de 2010/2011, completaram ou reforçaram as suas habilitações académicas. Também foi referência a acção de formação sobre técnicas de socorrismo a cerca de uma centena de formandos.

 

Crianças de Boelhe visitaram a "Terra dos Sonhos"

São inúmeras as actividades desenvolvidas pela comunidade educativa. A imaginação de professores e educadoras passam por vezes despercebidas aos encarregados de educação mas é nas nossas crianças que brilha o olhar sobre tudo o que recriam e fazem da escola/jardim o meio ideal para as brincadeiras, o estudo, a amizade e dão os primeiros passos rumo à cidadania. Dando por exemplo, apesar das inúmeras dificuldades financeiras, permitem o contacto com o que melhor se imagina neste país como uma visita pedagógica à "Terra dos Sonhos".

 

“Nova” Igreja Matriz

As obras para o restauro e beneficiação da Igreja Matriz de S. Gens de Boelhe iniciaram-se no dia 20 de Junho e, após três meses de trabalhos, o amplo programa de intervenções permitiu a (re)aberta ao culto religioso no dia 9 de Outubro, por ocasião de recepção da Imagem Peregrina de Fátima.

 

Comissão de Obras

Dadas as actuais condições socioeconómicas, uma parte significativa da angariação de receitas para as obras da igreja tem-se conseguido através dos eventos e actividades promovidas pela Comissão de Obras, das iniciativas e apoio de voluntários, de comerciantes, das instituições, dos donativos dos paroquianos, dos emigrantes, do peditório geral à população, entre outras. A Fábrica da Igreja teve ainda o apoio do Estado, através da candidatura ao programa Equipamento, da Junta de Freguesia. O Município de Penafiel prometeu também ajudar, estando para breve a colocação do primeiro vitral, neste caso do padroeiro S. Gens, a oferecer pela Comissão de Festas e em fase de planeamento os espaços para estacionamento junto da avenida do Parque e das entradas laterais ao cemitério paroquial, bem como a edificação das casas de banho, obras a cargo da Junta de Freguesia.

 

S. Gens

Em ano da ordenação sacerdotal de um filho da terra, 2011 perdurará na memória desta freguesia, cujo patrono, devoção e festividades maiores são dedicadas a S. Gens.

Dando início às comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, ao primeiro ano em que recebeu o Padre Ilídio dos Santos, caminho de amadurecimento de fé em Cristo Jesus e (re)abertura das portas da Igreja Matriz de S. Gens, Boelhe acolheu, entre 9 e 16 de Outubro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, momento único de fé e esperança, anteriormente vivido, desdobrando-se em preparativos e actos para as celebrações e solenidades, concluídas com um concerto acústico de Rão Kyao.

 

Rui Mota

Natural da freguesia, Rui Miguel da Mota Alves, recebeu neste ano, pela imposição de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, o sacramento da Ordem de Presbítero. Como sacerdote, testemunhou "o afecto da comunidade paroquial de Boelhe" com a celebração da sua Missa Nova, que superou alguns milhares de participantes – reencontro saudoso destas gentes com os seus anteriores párocos Luciano Lagoa e Felisberto Capela.

 

Reforma da Administração Local

Tentada pelo Governo na busca da redução de custos, a reforma da Administração Local projectou o Livro Verde para a discórdia do povo ao prever a agregação/fusão ou eliminação de inúmeras freguesias pelo país. Das actuais 38 freguesias, o concelho de Penafiel não obedece aos critérios exigidos em 37 delas – apenas Capela escapa.

A resposta inequívoca foi dada na última Assembleia de Freguesia de Boelhe com a aprovação por unanimidade da moção contra a reforma da Administração Local.

 

Diocese vs Associação

Reavaliar o preço de um terreno passou de motivo de indignação ao abusivo uso do nome da população da freguesia de Boelhe.

Revoltados com a Diocese do Porto, Pároco e Fábrica da Igreja, por defenderem os interesses aos quais estão mandatados pela sua gestão, e uma associação que intenciona adquirir um terreno destes por cerca de 30 mil euros para a construção de um centro de dia e lar de idosos, sob o anonimato são convocadas manifestações e lançados prospectos durante a madrugada e, como que a justificar o uso e abuso do nome da população, aproveita-se a projecção da comunicação social.

Apesar de solucionado o diferendo, ainda sem data para escritura de compra e venda da tão desejada parcela de terreno, uma das partes encontra-se em acto eleitoral, descredibilizada e repleta de dúvidas que colocam em causa a sua gestão. A infra-estrutura continua no papel, por construir e no imaginário social.

 

Luto

Poucos dias após o falecimento de Armindo da Mota Ferreira, presidente de junta entre 1975 e 1977, afreguesia de Boelhe comunicou o falecimento de Inácio Teixeira, no dia 10 de Março. Antigo dirigente e sócio n.º 1 do Futebol Clube de Boelhe, prestou funções autárquicas, durante três décadas, na freguesia de Boelhe. Foi secretário de Junta no segundo mandato de António Ferreira Camilo e eleito presidente da Junta de Freguesia de Boelhe pelo PPD/PSD, entre 1986 e 2001 e pela Coligação Penafiel Quer, entre 2001 e 2009. Ambos foram homenageados pela freguesia, a título póstumo, durante a evocação do Dia da Liberdade.

 

Seguramente que muito de 2011 merece a devida referência. Apenas um post não chegará para homenagear todos quanto dignificam, vivem intensamente ou passam pela localidade. Nesse sentido, o histórico de “A nossa terra: Boelhe” merece também a sua atenção.

 

publicado por a nossa terra às 12:21


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16

18
24



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO