Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

17
Jan 12

Direitos reservados   Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep

 

Desporto atraiu à freguesia inúmeras formações da região

  

 Direitos reservados  

 

Os “BTTenros” lançaram o desafio de um passeio BTT solidário em prol das obras da Igreja Paroquial de Boelhe e a grande maioria dos grupos bttistas da região do Tâmega e Sousa disseram presente à iniciativa este último domingo, dia 15 de Janeiro. Apesar das dificuldades climatéricas, vindos também de Braga, Gaia, Matosinhos, Famalicão, Arouca ou Vila das Aves, pedalaram pelos trilhos florestais e caminhos rurais, num dos melhores eventos desportivos organizados em Boelhe, uma das 38 freguesias do concelho de Penafiel.

 

Direitos reservados  Direitos reservados  

 

Após o servir do café da manhã, pelas 9,30 horas, trezentos e vinte e dois ciclistas formaram um forte cordão solidário, compreendido entre o Parque Urbano Padre Serra e a Igreja Matriz de S. Gens, iniciando os primeiros 12 km de percurso. Antes, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, tinha já o secretariado terminado os registos e entregue as primeiras lembranças aos participantes.

 

Direitos reservados  Direitos reservados

 

Por entre caminhos florestais e rurais, “tratou-se de um passeio descontraído, marcado pela presença de várias gerações de pessoas e pelo espírito positivo de cada uma delas, apesar de alguns arranhões e furos”, afirmou José Ribeiro, dos “BTTenros”, lamentando as pequenas quedas registadas mas, felizmente, todas elas sem gravidade.

 

Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep 

 

Avelino Silva, presidente do executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, regista com enorme agrado a grande abertura dos participantes à causa e prática do btt, felicitando a organização. Para além da missão solidária em prol das obras da Igreja Paroquial, a iniciativa acabou por se traduzir também na realização de uma grande jornada de confraternização entre os adeptos do BTT, que percorrendo em ritmo de passeio, conheceram os nossos marcos históricos, desfrutaram dos trilhos de outrora, das paisagens inesquecíveis e sítios da nossa aldeia, numa jornada que marcará positivamente a nossa cultura e apoio à juventude no intuito da formação e prática do desporto.

 

Direitos reservados  Direitos reservados   Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep

 

Depois de cumprido a primeiro dos percursos propostos, era aguardado com expectativa o reforço alimentar… pelas 10,45 horas não faltaram as bifanas "à moda da Joaquina", sumos, água, frutas variadas, pão com chouriço, fiambre e queijo, madalenas ou bolachas, espaço para a formação do grupo que percorreria os restantes 35 km alternativos, em função da resistência dos participantes e dureza dos trilhos finais.

 

Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep http://passeiobttenros.wordpress.com/fotos-por-rui-snep/#

 

Se os primeiros 12 km do passeio, de dificuldade média/baixa, colocaram à prova a condição física dos 322 participantes, por entre três dezenas de crianças e mulheres, mantendo-se o descontraído passeio, registado por alguns períodos de chuva que degradavam os trilhos traçados, os segundos 35 km, de dificuldade média/alta e igualmente com andamento livre, foram agora iniciado por 140 participantes, habituais praticantes e formações da modalidade.

 

Direitos reservados  Direitos reservados   Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep

 

Com descidas para todos os gostos, singletraks rápidos e de cortar a respiração, percorrendo extensões entre a encosta do Esporão e a bacia do Tâmega, por entre terrenos e campos agrícolas, montes e caminhos interligados desde Perafita, local de paragem obrigatória para novo reforço alimentar, Barco do Souto (Rio de Moinhos), Passinhos, Casal Romano da Bouça do Ouro (Abelheiras) ao Casal (Amela). Os últimos 4 km, apenas concluídos pelos mais resistentes e preparados na modalidade, compreenderam uma épica subida desde o Tâmega à Igreja Românica de S. Gens.

 

Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados   

 

"Estão mais uma vez de parabéns os amantes do BTT, pelo sinal que souberam dar, apesar das dificuldades finais, e pelo salutar espírito de camaradagem que se respira dentro da modalidade, chegaram a vir-me as lágrimas com o início do passeio e a forte adesão dos ciclistas”, referiu Joaquina Azevedo, uma das pessoas que tinha a responsabilidade de coordenar um dos reforços alimentares, traçando um balanço “manifestamente positivo” da iniciativa, que na sua opinião merece fortemente as felicitações da população da nossa freguesia de Boelhe.

 

Direitos reservados   Direitos reservados  

 

Conforme os bttistas concluíam a sua participação, após as lavagens das bicicletas e banhos quentes nos balneários do Campo de Jogos do FC Boelhe, já o convívio final começava a ser servido. No almoço tradicional de "feijoada à transmontana", servido na EB1 de Bairros n.º 2, por entre os cantares das janeiras a todos os intervenientes bttistas e organização, no feed-back acerca do primeiro passeio de BTT na freguesia de Boelhe destacaram-se o elevado número de participantes, a seriedade e capacidade organizativa dos elementos dos BTTenros, a beleza natural, bem como os meios logísticos que estiveram disponíveis, colocados em prol da sinalização de todos os obstáculos e perigos inerentes pelas condições climatéricas.

 

Direitos reservados  Direitos reservados

 

Nas palavras finais, conhecidos um pouco melhor os trilhos da nossa terra a todos os amantes do BTT, a organização agradeceu a presença de todos os bttistas, o apoio da Junta de Freguesia de Boelhe e Comissão de Obras da Igreja Paroquial de S. Gens, das lembranças e licença atribuída pelo Município de Penafiel, da presença dos bombeiros de Penafiel, pessoal médico e de enfermaria da "Clínica Precur" e motard´s que contribuíram para as condições de segurança e socorrismo imediato das “pequenas lesões”, voluntários nos diversos locais, proprietários dos terrenos particulares, dos estabelecimentos que contribuíram com géneros alimentares para o almoço ou reforços alimentares, bem como inúmeras lojas comerciais e empresas que cederam os materiais de apoio ou proporcionaram a logística para que tudo decorre-se da melhor forma, desculpando-se pelas falhas e dificuldades que possam ter surgido, bem como das desistências compreensíveis devido ao perigo e dureza  em que se tornaram partes dos trilhos.

 

Direitos reservados  Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep

 

Mas, o “1.º Passeio BTTenros por Trilhos de Boelhe” ainda não acabou. Durante esta semana, a organização voltará ao terreno, respeitando os trilhos, os campos, as montanhas com a missão de limpar e apanhar todo o material perdido, esquecido ou atirado para o chão, retirando toda a sinalética de segurança (fitas e placas).

! link pela imprensa regional

. Jornal "A Verdade"

 

Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep  Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep 

Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep  Direitos reservados a BTTenros e Rui Snep http://passeiobttenros.wordpress.com/fotos-por-rui-snep/#

 

Passatempo de Fotografia

 

Já os participantes bttistas e a assistência poderão participar no concurso de fotografia, lançado por ocasião do evento acerca da freguesia de Boelhe. Basta enviar as suas fotografias para um dos seguintes endereços de e-mail: jfboelhe@gmail.com ou bttenros@gmail.com. Participe! 

 

ver fotos disponíveis in Passatempo de Fotografia e 1º Passeio BTTenros por trilhos de Boelhe

 

publicado por a nossa terra às 13:01

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
20
21

22
23
24
26

29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO