Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
03
Fev 12

  

 

 

 

O jornal "Notícias de Penafiel" publicou na rubrica "Por Terras de Penafiel", na sua edição de 3 de Fevereiro, um suplemento dedicado à freguesia de Boelhe. Entre outras, encontrará informação sobre os principais acontecimentos, a história, as romarias, festividades e actividades culturais, a actualidade e problemas da ADFBoelhe e ainda uma entrevista com Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Boelhe. Poderá aceder aos conteúdos do suplemento na edição on-line in edição de 3 Fev.2012 do jornal “Notícias de Penafiel”.

  

EB1 de Bairros n.º 1 dará lugar a novas instalações do Centro de Dia (imagem em 3D) 

 

ADFBoelhe em auditoria e fiscalização

Inês Pinto Correia 

 

A Associação para o Desenvolvimento de Boelhe foi constituída a 11 de Novembro de 1997, esta instituição conta já com as valências de centro de dia, apoio domiciliário, centro de convívio e ATL. Tem ainda uma empresa de Inserção Social para pessoas que procurem o seu primeiro emprego, para que sejam inseridas na vida activa.

No ATL tratam do transporte das crianças e a ocupação dos tempos livres. Na terceira idade servem ainda a freguesia de Luzim, na parte do apoio domiciliário ajudam na alimentação, higiene pessoal e de casa.

José Pinto é agora presidente desta Associação, a direcção eleita a 29 de Dezembro tem agora a braços alguns problemas herdados pelas direcções anteriores, lideradas por Rui Abrantes.

Começa pela dita empresa que considera que se for bem gerida até podia trazer algum lucro para a associação, uma vez que presta serviços fora nas áreas de serviços gerais, jardinagem e costura. Tem oito funcionárias e o salário é apoiado em 80% pelo IEFP. 

Relativamente às contas afirma que “bem não estão”, aponta ainda que o ex-presidente devia ter sido mais honesto consigo, porque gostaria ter tido conhecimento de tudo e depois de tomar posse tem tido algumas surpresas. “Sinto-me muito magoado com o ex-presidente, porque a lista foi formada por ele, foi ele que me convidou”, desabafa. Explica ainda que o maior dos problemas está na organização. O que traz outros problemas graves.

Para José Pinto o apoio de algumas pessoas tem sido fundamental, neste momento estão a ser auditados e alguns erros do passado e de outras direcções estão agora por resolver e à responsabilidade da recente direcção.

A convicção do presidente é que esta fiscalização vem no seguimento de uma denúncia, “tenho pena que isto esteja a acontecer”, desabafa. Admite que não existe livro de inscrição de sócios, não existe um registo de quotas, e que esta situação pode não só prejudicar a direcção actual como a anterior.

“Nós sabemos que devemos mais até, mas não estamos preocupados com isso”, a auditoria é agora o pior medo desta associação, que receia não conseguir levar a instituição para a frente. Uma vez que contam já com sete colaboradores, com um total de 40 utentes da terceira idade e 25 no ATL.

Salienta ainda que tem as melhores relações com a Junta de Freguesia de Boelhe e com a Câmara Municipal de Penafiel, até agora apenas pela forma como foi recebido por ambas.

Para o futuro pretendem perceber em que ponto está a candidatura desta instituição ao programa PARES, uma vez que já foi assinado o protocolo com a direcção anterior. Esta candidatura pretende construir um centro que inclua, berçário, creche, ATL, lar e centro de dia.

O centro de dia está garantido para uma das escolas que está vazia (conforme imagem em 3D), já existe o projecto, ou seja caso o projecto PARES não avance já têm pelo menos esta valência garantida numas novas instalações, no prazo de um ano no máximo. Acredita ainda que nos próximos três anos estarão a ser executadas as últimas partes de todo o projecto. “Mais importante é apoio domiciliário e o lar de idosos”, afirma. Lidar com os problemas sociais é algo que exige muito, mas acabam por estar habituados. Considera ainda que tem uma boa equipa e que por isso vão conseguir resolver todos os problemas.

 

  

publicado por a nossa terra às 08:03

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
15

20
21
22
24
25

26
28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO