Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
04
Fev 12

  

 

 

 

O jornal "Notícias de Penafiel" publicou na rubrica "Por Terras de Penafiel", na sua edição de 3 de Fevereiro, um suplemento dedicado à freguesia de Boelhe. Entre outras, encontrará informação sobre os principais acontecimentos, a história, as romarias, festividades e actividades culturais, a actualidade e problemas da ADFBoelhe e ainda uma entrevista com Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Boelhe. Poderá aceder aos conteúdos do suplemento na edição on-line in edição de 3 Fev.2012 do jornal “Notícias de Penafiel”.

 

A nossa terra: Boelhe in http://boelhe.blogs.sapo.pt

Inês Pinto Correia

 

a nossa terra: Boelhe

 

 

 

 

 

Em Boelhe existe uma pessoa que se dedica à terra, às suas tradições e eventos, chama-se Celestino Rocha, tem 32 anos e começou por criar um blog para compilar acontecimentos e a história de Boelhe em 2007.

Um dia lembrou-se que não havia nada online sobre a sua terra e aí iniciou este blog. Ainda se lembra que o seu primeiro post foi sobre a conquista do título da 2ª divisão do Futebol Clube de Boelhe, pretendia dar ênfase a esse tipo de acontecimentos. A partir daí começou a recuperar histórias, tradições, as colectividades foram ganhando mais espaço, a actividade da paróquia, as associações e ainda as actividades da Junta de Freguesia.

Confessa que é fácil manter o blog actualizado “Basta ser e ter amor por Boelhe”, saber um pouco sobre a terra e ter contactos com alguns colegas.

Para além do Blog, Celestino é fonte de divulgação sobre Boelhe, todas as semanas a informação é actualizada e disponibilizada para todos os órgãos de comunicação regionais, de forma a que as iniciativas da freguesia sejam do conhecimento geral. Considera que um ou outro acontecimento deve ser amplamente divulgado e acaba por depois ser a ponte com os jornalistas a pedido de várias pessoas, por exemplo as professoras do jardim-de-infância da escola de Boelhe.

Procura por isso fazer um trabalho de transparência, isenção e rigor. No entanto há alturas do ano em que há mais actividades paroquiais, um bom exemplo. Tem ainda um contacto privilegiado com o executivo, uma vez que a esposa é secretária da junta de freguesia. Tem ainda já pessoas que lhe vão enviando fotografias, algumas antigas, outras recentes.

Esteve ainda envolvido na prova BTT que serviu de mote para lançar um concurso de fotografia, os prémios serão entregues já este domingo, pelas 9h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, onde concorreram mais de 1.000 fotos.

Para Celestino quando não existe nada, o que se cria é sempre bem visto, agora existem mais alguns blogs e sites que partilham conteúdos com o seu blog. Considera ainda que podia ter mais e melhores conteúdos, mas isso dependeria da ligação com outras associações.

Quando questionado sobre a continuidade deste projecto, responde que “enquanto der prazer vou fazendo”, mas alerta que não é possível estar sempre em cima do acontecimento. Mas o seu contador de visitas online é uma forma de medir o sucesso do blog.

Termina salientando que tudo isto só é possível se as pessoas partilharem com ele informações, notícias, eventos, iniciativas, ideias e imagens.

 

na primeira pessoa... 

 

Celestino Rocha tem 32 anos e vive em Boelhe, a sua terra natal e de paixão. Técnico Oficial de Contas desde 2005, actualmente desempenha funções de coordenação no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e é ainda formador na área das TIC.

Licenciado em Ciências Empresariais, casado e pai, revê na família a sua forma de estar e ser na vida. Membro efectivo da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, tesoureiro no Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de S. Gens de Boelhe, Comissão de Obras da Igreja Paroquial de Boelhe e Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, e junto da comunidade e amigos procura dinamizar grupos de acção em prol das iniciativas culturais da localidade como a mostra anual de artes e cultura "Pintar Boelhe", caminhadas pelo "Património Rural e Paisagístico da Freguesia de Boelhe", a semana cultural "Viver Boelhe" ou, recentemente, o passatempo de fotografia no "1º passeio BTTenros por trilhos de Boelhe". 

Integrou a equipa docente do projecto "Internet nas escolas" do 1º ciclo no concelho de Penafiel, em 2004 foi o Presidente da Comissão de Honra para as grandiosas festividades ao padroeiro S. Gens, passou três anos na presidência do Grupo de Jovens de Boelhe, assistiu ao nascimento do jornal "Villa Bonelli" e, por dois mandatos consecutivos, foi vogal na direcção da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, dirigindo o jornal académico "O Encurralado".

 

Fonte: Notícias de Penafiel, edição de 3 Fev. 2012

  

publicado por a nossa terra às 09:59


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
15

20
21
22
24
25

26
28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO