Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
14
Fev 12

 

O Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN) apresenta, amanhã, quarta-feira, em Penafiel, o primeiro Banco Municipal de Medula Óssea, que prevê a recolha de amostras de sangue, com carácter regular, em todo o concelho. Segundo fonte da autarquia local, esta iniciativa está a ser preparada há mais de um ano, consiste na realização planeada e concertadas de diversas acções de recolha de amostras de sangue e deverá garantir, com o apoio de instituições e juntas de freguesia, “a inscrição de dadores de medula óssea até se conseguir atingir uma cobertura razoável da sua população”. 

Pretende-se atingir, entre outros objectivos, aumentar o número de dadores; rentabilizar o trabalho de cada brigada de técnicos de saúde que efectua a recolha das amostras de sangue, uma vez que cada brigada quando chega ao local sabe que terá um número pré-determinado de dadores a aguardar; aumentar o número de locais de inscrição à disposição do cidadão, nomeadamente nas juntas de Freguesia (actualmente, no dia a dia, só é possível inscrever-se no Porto no CHN) e; reduzir as iniciativas esporádicas, algumas sem grande controlo por parte das entidades públicas de saúde, evitando nomeadamente casos de fraude. 

Amanhã, quarta-feira, a partir das 09,30 horas, no centro da cidade de Penafiel, haverá as primeiras acções de recolha de sangue, procedendo-se também à inscrição de novos dadores. Para ser dador basta ser saudável, ter entre os 18 e os 45 anos, pode constituir-se dador com uma simples recolha de sangue idêntica às das análises clínicas.

 

Recolha de sangue para possíveis dadores de medula óssea

Comunicado

 

Ex.mos Senhores, Caros colegas e amigos

Em virtude de termos um nosso aluno internado no IPO do Porto devido a uma doença grave, necessitando de um transplante de medula óssea, solicitamos a todos que  queiram participar neste ato de solidariedade que estejam presentes no próximo Domingo, dia 19 de Fevereiro, a partir das 14 horas, na Junta de Freguesia de Guilhufe, junto ao Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Peço que repliquem esta mensagem ao todos os vossos contactos. 

Obrigado.

 

António Duarte Cunha

Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sul

 

publicado por a nossa terra às 01:57
tags:

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
15

20
21
22
24
25

26
28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO