Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
18
Mar 12

 

A exposição de fotografia "Arquitetura Rural Penafidelense", patente durante o mês de Março, na Biblioteca Municipal de Penafiel, reúne trabalhos da autoria de José Buiza Badás.

Esta mostra fotográfica retrata particularmente construções populares rurais, bem como algumas de natureza erudita ou culta, presentes no concelho de Penafiel, passíveis de representar um variado leque arquitectónico e estético definidor da ruralidade penafidelense como casas de habitação, eiras, espigueiros, moinhos, lagares, entre outras.

Vinculado a Penafiel por razões familiares, José Buiza Badás dedica grande parte do seu tempo à pesquisa patrimonial na sua vertente arquitectónica. "Acredito em políticas patrimoniais envolventes e cúmplices, onde a cidadania se torne parte basilar da solução. Creio que actualmente fazem falta campanhas informativas nos infantários, nas escolas e, também, nas empresas. Património não é sinónimo de “Pedra Velha”. Património é cultura, é berço e sentimento de comunidade."

Colaborador na imprensa espanhola e portuguesa, confina todos os seus esforços e trabalho de campo no concelho de Penafiel, de forma a elaborar um estudo o mais completo possível das expressões vernaculares rurais das suas 38 freguesias.

“Se falarmos de espólio rural, o concelho de Penafiel enche todas as expectativas e afirma-se na preeminência. A criação de uma coordenação de instituições e particulares fortaleceria a concretização duma vontade colectiva que trave o desleixo”, afirma José Buiza Badás.

Esta mostra de fotografias é acompanhada de uma toponímia identificadora que visa facilitar ao público a compreensão das obras em exposição.

Paralelamente à exposição "Arquitetura Rural Penafidelense" decorre uma exposição da Associação Florestal do Vale do Sousa que consiste no aproveitamento de recursos florestais sob a forma de arranjos florais, chás e compotas.

 

publicado por a nossa terra às 21:32


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13

23



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO