Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
09
Abr 12

 

"Um projecto único no desenvolvimento da freguesia"

+ ler deliberação referente à construção do Centro Escolar de Boelhe Boletim Municipal n.º 02/2012 

 

Com a construção deste centro escolar, tendo a estimativa orçamental sido recentemente modificada para 1.783.067,72€ + IVA, estará igualmente previsto o encerramento do actual parque de ensino básico e pré-escolar da freguesia de Boelhe, pelo que será necessário dotar este equipamento do número de salas de aula adequado ao funcionamento em regime normal, bem como de sala de apoio educativo, refeitório/polivalente, biblioteca, sala de informática, sala para docentes e vestuários para a prática das AEC´s, além dos espaços verdes e de recreio.

 

Freguesia deverá acolher também um polidesportivo

 

Projectado para terrenos da freguesia de Boelhe, tendo acolhido anteriormente uma importante empresa de transformação de granitos da região, “era expectável a criação de uma zona industrial para o lugar de Cristóvão”. Para o presidente da Junta de Freguesia, Avelino Silva, atendendo aos fundos comunitários ainda disponíveis e a prontidão na candidatura elaborada pela Câmara Municipal, a concretizar-se, este será "um dos melhores projectos de integração da componente educativa com a componente desportiva".

Apesar dos avanços e recuos inerentes às dificuldades orçamentais, este será "um projecto único no desenvolvimento da freguesia, uma referência que marcará historicamente este mandato autárquico e que muito deve orgulhar a população de Boelhe", acrescentando que esta mais-valia servirá a(s) comunidade(s) nas próximas décadas.

Adjacente ao agora projectado centro escolar, próximo ao campo de jogos do FC Boelhe, a freguesia poderá receber ainda um polidesportivo. Apesar de a sua construção tardar há pelo menos uma década, este equipamento servirá de apoio à juventude na prática saudável de desporto. "É uma obra que fará todo o sentido construir-se aqui, ao lado do campo de futebol e como complemento ao novo centro escolar", reforça o autarca.

  

O parque escolar em Boelhe

 

Caso se concretize a construção do novo centro escolar e a sua abertura ocorra no próximo ano, as actividades lectivas de 2012/13 poderão ser as últimas no actual parque escolar.

 

Projecto de transformação da EB1 de Bairros n.º 1 para Centro de Dia (formato em 3D) 

EB1 de Bairros n.º 2 

Jardim-de-infância de Bairros 

 

A EB1 de Bairros n.º 2 foi inaugurada no ano lectivo de 1983/84, era presidente da Junta de Freguesia de Boelhe o senhor António Ferreira Camilo, surgindo para reforçar as condições de ensino público então prestado à comunidade na escola primária de Bairros n.º 1 e na “telescola”. Á época verificava-se a sobrelotação da escola centenária, vulgarmente designada pelas “escolas das Alminhas” - em 2010 fora encerrada pelo Ministério da Educação e entregues as instalações pelo município à Associação de Desenvolvimento de Boelhe.

Bem mais recentes, as instalações do Jardim-de-infância de Bairros foram inauguradas em 2001 por Rui Silva, então presidente da Câmara Municipal de Penafiel - era presidente de Junta de Freguesia de Boelhe o senhor Inácio da Conceição Teixeira.

Como nota adicional, decorria o ano de 1997 e a Associação de Pais congregou esforços para a implementação da Cantina Escolar, levando à sua inauguração pelo então presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Agostinho Gonçalves. Actualmente gerida pela Junta de Freguesia de Boelhe, a cantina escolar serve o almoço diário às 150 crianças que frequentam o ensino. “Temos conseguido cumprir os nossos compromissos com esforço financeiro assinalável mas traduzido com um sorriso nas crianças e o contentamento dos próprios encarregados de educação”.

 

publicado por a nossa terra às 09:00


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
19
20

24

29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO