Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
24
Mar 12

 

Autarcas do PSD-CDS faltam a encontro para lançar abaixo-assinado contra o fim das freguesias

Reunião aconteceu na última sexta-feira, em Penafiel

 

Carlos Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Novelas e membro do Movimento Contra a Extinção de Freguesias, vai lançar um abaixo-assinado a pedir o fim da reforma administrativa proposta pelo Governo. Monteiro queria juntar todos os autarcas de Penafiel a uma causa que, diz, é apartidária e marcou um encontro com todos os presidentes de junta do concelho. Porém, e apesar de uma grande maioria ter dito que estaria presente na reunião, os autarcas eleitos em listas da coligação Penafiel Quer (PSD-CDS) não compareceram. Apenas o anfitrião e presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, esteve, na sexta-feira, entre os autarcas socialistas.

“Foi uma desilusão”, admitiu o autarca de Novelas referindo no entanto que alguns dos presidentes de junta de freguesia já explicaram a ausência, nomeadamente com motivos pessoais e com o facto de estarem no Congresso do PSD, mas que a grande maioria não compareceu ao encontro de sexta-feira, apesar de terem confirmado a presença. “Isto leva-me a especular e a dizer que houve qualquer coisa que os impediu de vir”, refere Carlos Monteiro sem querer especificar as razões de tal impedimento. “Não havia qualquer partidarização desta questão. A proposta do abaixo-assinado foi feita no âmbito do Movimento Contra a Extinção de Freguesias”, acrescenta.

Com ou sem autarcas do PSD e do CDS, Carlos Monteiro garante que o abaixo-assinado a pedir o fim da extinção/junção de freguesias vai mesmo em frente e que começará a ser distribuído por todo o concelho rapidamente. Depois será enviado à Assembleia da República, ao Governo, na pessoa do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e ao ministro responsável pelo processo.

 

Autarcas esperam pelo menos “50 mil pessoas” na manifestação contra a extinção de freguesias

 

Os autarcas esperam reunir pelo menos "50 mil pessoas" na manifestação nacional do dia 31, em Lisboa, contra a proposta de lei da reforma administrativa que prevê a extinção de 1.500 freguesias, cerca de um terço do total.

"Essa é expectativa mínima", disse à Agência Lusa o porta-voz do Movimento Freguesias Sempre - Plataforma do Distrito do Porto, o socialista Pedro Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira. O eleito falava após o plenário de segunda-feira à noite em S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, onde foi aprovada, por unanimidade e aclamação, uma moção, repudiando e rejeitando a proposta de lei governamental.

A moção refere que "qualquer reforma administrativa" deve ser "antecedida de uma consulta à população e autarcas envolvidos".

 

publicado por a nossa terra às 08:54
tags:


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13

23



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO