Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
04
Mai 12

 Composta por cidadãos de várias freguesias, apesar de estar sediada em Rio de Moinhos, tem por objectivo prestar auxilio em todas as comunidades do concelho de Penafiel 

 

 

 

Balbina Melo, presidente da Mesa da Assembleia e fundadora, explica que este é um projecto liderado por um jovem, que pretende ajudar o próximo. Conta como tudo começou no dia 16 de Outubro de 2010, quando pela primeira vez este grupo de pessoas se reuniu pela primeira vez para organizar a ideia de uma associação. A sua formalização aconteceu no passado dia 16 de Março deste ano.

Com mês e meio de actividade, já têm uma loja social aberta, num espaço cedido pelo Padre Filipe, pároco em Rio de Moinhos. O grande objectivo é ceder a pessoas carenciadas bens doados por pessoas e empresas, seja alimentação, vestuário ou mesmo mobiliário.

Deste elemento da direcção fica ainda a garantia que há muitos projectos para novas valências, que com a vontade e trabalho de todos passarão de projecto a acção.

Penafiel Solidário tem como presidente Germano Ferreira que considera que “somos uma associação muito jovem e com recursos limitados, no entanto temos uma equipa dinâmica baseada no entusiasmo”, explica. Para o jovem presidente a maior riqueza desta associação é o capital humano. Garante que ambição é algo que não falta, pretendem com essa determinação actuar junto dos mais desprotegidos, para tal contam com o apoio de todos, sociedade civil, empresas, população, associados, instituições públicas e outras associações.

Para Germano Ferreira as IPSS’s ajudam a resolver e atenuar algumas carências, vividas pela população com escassos recursos, “não se espera que resolvam tudo, mas em tempos de crise são mais procuradas”, explica que para tal é essencial uma relação de proximidade com a população, com os associados e com as várias entidades públicas e privadas. 

Para o próximo triénio a direcção espera conseguir uma associação dinâmica e respeitada, “temos um imenso projecto, queremos executá-lo, queremos aumentar o espírito de solidariedade e de ajuda ao próximo”, lembra o presidente.

No pouco tempo de actuação já estão a auxiliar várias famílias, em Rio de Moinhos, Canelas, e freguesias circundantes, com isto esclarecem que não pretendem limitar-se à proximidade geográfica da sede, mas abranger todo o concelho de Penafiel. Tanto ajuda com alimentos, como roupa, que prestam ao domicílio. Para breve estará a ampliação a novas valências.

O símbolo desta associação foi abençoado pelo Padre Filipe e tem um significado muito específico pois representa o coração humano, as mãos de entreajuda pois consideram que sozinhos nada se consegue, tem ainda as quatro cores, representando as quatro raças e ainda as cores de Penafiel. Além da presença dos associados e membros dos órgãos sociais da associação, a cerimónia contou ainda com Antonino de Sousa, Vereador no Município de Penafiel e António Rodrigues e Avelino dos Anjos Silva, presidentes das Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e Boelhe, respectivamente.

 

+ Consultar publicação in jornal “Notícias de Penafiel”

 

publicado por a nossa terra às 21:50


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13

20
24

28
29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO