Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

08
Fev 08

 

 

 

 

 

O jornal "Notícias de Penafiel" publicou na sua rubrica "Por Terras de Penafiel", na edição de 8 de Fevereiro, um suplemento dedicado à freguesia de Boelhe.

Entre outras, encontrará informação sobre os principais acontecimentos, a história, as actividades associativas, do F.C. Boelhe, e sociais da ADFB, e ainda uma entrevista com o presidente da Junta de Freguesia.

 

Retrato

 

Boelhe tem aproximadamente 2000 habitantes e uma área de cerca de doze quilómetros quadrados, localizamdo-se no limite leste do concelho de Penafiel. O direito de apresentação da antiga abadia pertenceu aos monges regrantes de Santo Agostinho do Mosteiro de Vila Boa de Quires.

A freguesia é dominada pela Igreja de S. Gens, relíquia arquitectónica dos primeiros tempos da nacionalidade. Trata-se, sem dúvida, “apesar da sua obscuridade rural, de um dos mais característicos marcos - verdadeiros marcos de posse - com que os cristianizadores daquela época heróica assinalaram a sua marcha vitoriosa nos longos caminhos da terra hereditária reconquistada ao invasor sarraceno”, pode ler-se no “Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais” de 1950. 

 

Actividades económicas: Extracção de granitos, agricultura, indústria de confecções e carpintaria.

 

Educação: No âmbito escolar a freguesia dispõe da Escola EB 1 de Bairros nº 1, Escola EB 1 de Bairros n.º 2 e do Jardim-de-Infância de Bairros.

 

Saúde: A freguesia não dispõe de nenhum equipamento desta natureza, tendo a população que se deslocar ao Centro de Saúde de Peroselo.

 

Cultura/Social: Grupo de Jovens da Paróquia de Boelhe e a Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe têm procurado colmatar da melhor forma possível as necessidades sociais e culturais existentes na freguesia.

 

Desporto: A Associação Columbófila de Boelhe e o Futebol Clube de Boelhe têm desenvolvido a vertente desportiva, ocupando os tempos livres dos jovens de forma saudável. Encontra-se prevista a construção de um polidesportivo que poderá também contar com a prática de outras modalidades.

 

Carências: O desemprego é um dos maiores problemas da freguesia. Alguns trabalhadores viram-se obrigados a deslocar-se para Espanha devido à falta de trabalho, sendo que o sector feminino tem sido o mais afectado. Outro dos problemas é a falta de saneamento na básico na freguesia.

 

Projectos: Continua a aposta nas acessibilidades, nomeadamente com o alargamento e pavimentação da EN 312 ao Estremadouro. Uma obra que já iniciou e que vai permitir melhorar a qualidade de vida de um dos lugares mais populacionais da freguesia. E a construção do pavilhão polidesportivo.

 

Festas e Romarias: A festa de S. Gens e Nossa Senhora do Rosário que se realiza no último domingo de Agosto, a Nossa Senhora de Fátima no domingo ou após 13 de Maio, o Santíssimo Sacramento no último domingo de Julho e o S. Brás, no domingo ou após 3 de Fevereiro.

 

Locais a visitar: As Igrejas Paroquial e Românica, Moinho de água e Cruzeiro, Largos da Arca, do Calvário e das Alminhas, Alto do Casal de Passinhos, Ruínas da Bouça do Ouro e o parque de merendas junto ao rio Tâmega.

 

Poderá nos seguintes post´s aceder aos conteúdos do suplemento.

publicado por a nossa terra às 19:27


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
15
16

17
18
22
23

24
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO