Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
21
Jul 12

 

Regresso aos estudos volorizado por formandos

Procura constante da formação de adultos enaltecida em Boelhe

 

O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Boelhe, em Penafiel, acolheu na passada sexta-feira, dia 20 de Julho, a cerimónia de entrega de diplomas a duas dezenas de formandos que, no ano lectivo de 2011/2012, concluíram a certificação de competências equivalentes ao 9.º ano de escolaridade.

No âmbito da parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Boelhe e o CNO do Agrupamento de Escolas de Pinheiro funcionam no Parque Urbano Padre Serra acções de certificação de competências e equivalência ao 6.º e 9.º e 12º ano de escolaridade, uma iniciativa das "Novas Oportunidades", dirigida essencialmente à população activa ou desempregada e que, outrora, interromperam os seus estudos e níveis académicos.

O Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento de Escolas de Pinheiro tem por missão reconhecer, validar e certificar competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida, bem como encaminhar para a formação adequada e necessária à equivalência dos 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade, aludiu o Professor Armando Silva, coordenador do CNO do Agrupamento de Escolas do Pinheiro. Perante uma sala lotada, entre formandos e a equipa formativa de docentes, mas também de amigos e familiares que não quiseram perder este momento, este responsável caracterizou a certificação de competências como "um processo para quem não pode em tempo devido concluir os seus estudos". No entanto, reconhece que poderá ser a actual crise económico-financeira e a avaliação dos responsáveis governamentais a ditar o encerramento de muitos dos actuais CNO´s, um retrocesso, na sua opinião, atendendo ao panorama de necessidades e procura constante da formação de adultos.

Avelino Silva, presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, enalteceu o esforço dos formandos e a dedicação dos formadores, bem como de todos os intervenientes que neste processo de certificação de competências, possibilitam à população da freguesia dispor da parceria estabelecida com o CNO do Agrupamento de Escolas do Pinheiro. Tendo esta sido a segunda cerimónia de entrega de diplomas que a freguesia acolhe nos últimos anos.

Domingos Queirós, pedreiro e residente em Boelhe, foi um dos formandos que completou o 9.º ano de escolaridade. “Trata-se de um momento muito desejado que os anos foram afastando". Ter regressado à escola, além de (re)aprender matérias, compensa ao ver certificadas competências de uma vida, testemunhou.

A cerimónia contou também com a presença da deputada da Assembleia Municipal de Penafiel, Balbina Melo Rocha, natural desta freguesia.

 

publicado por a nossa terra às 17:23

pesquisar neste blog
 
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

17
20

22
24

29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO