Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
24
Set 12

 

Opinião por Fernando Beça Moreira*

 

Há dias eu disse que o IMI era um imposto fascistóide. O termo pode ser um tanto forte, mas foi o que encontrei para emoldurar uma pintura toda "burrada".

Agora que a Câmara Municipal de Penafiel, resolveu baixar ou não subir o IMI, parece que vem a talhe de foice. As pessoas se pensarem bem, não devem ficar gratas ao executivo camarário, por ele não nos sacar mais dinheiro para o tal imposto. A Câmara costuma dizer que necessita daquela verba para fazer coisas. À primeira vista tudo bem. Mas vamos pôr os óculos para ver um pouco mais longe. E o que é que se vê? Vê-se uma paisagem ainda mais "burrada". "Burrada" não, fascistóide sim.

O município recebe de quem tem casas uma determinada verba, construindo assim um bolo, um orçamento para gastar onde bem quiser e lhe parecer, mesmo nas piores coisas. Eu pergunto para onde vai esse dinheiro do IMI? Eu sei e toda a gente sabe. Só que aquilo que eu sei, pode ser diferente daquilo que outros sabem, ou pensam que sabem. Eu sei que ele é gasto. E também sei que não é gasto ou usado devidamente. Porquê? Então não está à vista de olhos?

A câmara precisa das casas, mas quando as casas precisam da câmara, ela nem xus nem mus. Não existe. Não está cá. É evidente que estou a referir-me à degradação do património habitacional.

Vamos falar no caso concreto  da nossa terra. Anda tanta a gente a pagar IMI para a câmara  municipal e alguns anos depois, quando está tudo velho, tudo a cair, a Câmara, não se preocupa com a recuperação das casas, das tais casas que lhe pagam ou pagaram o tal IMI. O IMI devia ser gasto na regeneração do casario, que em Penafiel é preocupante. Não vejo a Câmara preocupada com isso. Andam tirar pisos e a pôr pisos novos nas ruas. Andam a substituir passeios, por outros. Andam a gastar rios de dinheiro em obras para inglês ver e um dia a casa vem a baixo e a Câmara, faz quiosques, torres e passadiços que não lembram a ninguém...

 

IMI – Imposto Municipal sobre os Imóveis

 

* moderador do blog “Do alto do Sameiro”

publicado por a nossa terra às 08:17
tags:


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13

17

28



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO