Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
06
Out 12

 

A associação "Penafiel Solidário" tem sede em Rio de Moinhos, e foi fundada formalmente este ano de 2012, no entanto este grupo de pessoas já trabalha em prol da assistência social desde 2010 e por todo o concelho de Penafiel.

 

 

Esta associação é um pouco diferente das que já existem, daí a sua criação, o seu trabalho vem complementar o que já existe a nível social no concelho, mais vocacionados para todo o território de Penafiel, esta instituição centra-se no apoio à pobreza, a resolver casos emergentes de carências alimentares, apoiar a nível de vestuário, calçado, bens essenciais para o lar e até material escolar.
Desde Março, quando fizeram a apresentação pública da "Penafiel Solidário", esta instituição tem levado a cabo um conjunto de acções de angariação de fundos. Organizaram um desfile, com as verbas desse desfile distribuíram cabazes de alimentos a famílias carenciadas.
Germano Ferreira explica que hoje muita gente se vê na situação de desemprego, sem subsídio, com o corte do RSI e sem qualquer fonte de rendimento mensal, por isso têm tido vários pedidos de ajuda.
Foi ainda organizada recentemente uma caminhada solidária, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Boelhe, considerada um sucesso uma vez que apesar da chuva houve uma centena de participantes que apoiaram esta causa.
No mês de Setembro foi então inaugurada a loja social da Penafiel Solidário, situada em Rio de Moinhos, num espaço cedido por Agostinho Soares.
Nesta loja podem ser deixados artigos que serão depois entregues a quem mais precisa, quem tiver roupa, calçado, brinquedos, material escolar ou artigos para o lar que já não necessite pode entregar na loja. Terças e Quintas das 16 às 18 horas e aos sábados das 10 às 12 horas o espaço está aberto para receber e entregar estes artigos.
O próximo passo é fazer um peditório em hipermercados para juntar alimentos e distribui-los pelos casos mais urgentes.
A Penafiel Solidário já pediu o estatuto de IPSS e aguarda uma reposta, para poder integrar a rede do Banco Alimentar Contra a Fome.
Quando perguntado sobre os casos de fome no concelho Germano dá um exemplo de uma senhora de Croca que pediu ajuda quando deixou de receber RSI e não tinha como comprar comida, são casos que se multiplicam pelo concelho onde o desemprego e o fecho de empresas têm fustigado as famílias, que sofrem com os cortes nos subsídios de desemprego e no RSI, por isso a instituição tem um papel fundamental, de analisar cada caso devidamente documentado, para comprovar a carência económica e agir de imediato.
Para o presidente desta associação as crianças são realmente um ponto delicado na sociedade, que não tendo opção de escolha, muitas vezes passam por uma má alimentação, não têm vestuário adequado ou podem nem ter acesso a todo o material escolar que necessitam. Por isso esta associação juntou-se à iniciativa da Freguesia de Boelhe e tem tentado fomentar a partilha de livros e manuais escolares, para que sejam entregues aos alunos com menos possibilidades.
Para o futuro pretendem não só levar a cabo a recolha de alimentos, como organizar Seminários sobre temas variados como educação sexual, segurança na velhice, entre outros. Pensam ainda organizar um jantar solidário em Paço de Sousa.

fonte: Notícias de Penafiel

 

publicado por a nossa terra às 13:49

pesquisar neste blog
 
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


21

28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO