Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
22
Out 12

 

Foto Vitor Soares

 

Apesar do aumento do desemprego no sector

Uma terra caracterizada por homens que se dedicam à exploração de granitos

 

A profissão de pedreiro já conheceu melhores dias. No entanto, apesar dos últimos números indicarem para um ligeiro aumento do desemprego no sector, Boelhe ainda é uma terra caracterizada por homens que se dedicam à exploração de granitos.

 

Foto Vitor Soares

 

Do conhecer ao lidar, o trabalho da pedra era praticamente o ofício de cada família, surgindo pequenos telheiros e empregando toda a freguesia. As últimas décadas trouxeram muitas inovações que rotineiramente foram substituíndo o trabalho que era feito manualmente e à peça, por maquinaria e aumentos de produção, rompendo com velhas tradições, hoje incompatíveis com as exigências contratuais e condições de higiéne e segurança no trabalho.  

 

Foto Vitor Soares

 

Nos concelhos de Marco de Canavezes e Penafiel, o negócio da pedra predomina em muitas localidades, tendo Alpendurada e Matos como barómetro à resistência da actividade face à actual crise económica e financeira.

Numa altura em que o negócio vai conhecendo novos mercados, África e China são apostas para muitos empresários do ramo mas, desde à muito tempo, que o pedreiro se viu obrigado a procurar trabalho fora da região.

 

Foto Vitor Soares

 

O pedreiro é uma das referências profissionais e que economicamente desenvolveu a nossa terra, logo merece, em forma de homenagem, o devido reconhecimento.

 

publicado por a nossa terra às 14:42

pesquisar neste blog
 
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


21

28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO