Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
01
Dez 12

 

Olhar (im)parcial

 Boelhe: Freguesia e Grupos de Acção Local são parceiros de excelência

 

O Freguesia de Boelhe é no concelho de Penafiel uma localidade relativamente próspera ao nível do associativismo, sendo o número de colectividades, associações e grupos de acção local elevado e distribuído por diversas valências e áreas de intervenção.

O associativismo não deve ser apenas quantidade mas, acima de tudo qualidade. Desde o desporto, à cultura, da acção social ao recreio, da juventude aos reformados existe em Boelhe uma enorme oferta de actividades e serviços ao dispor da população, embora por vezes subaproveitados. Outro facto visível, além da falta de disponibilidade inerente ao uso do tempo livre de cada interveniente, muitos dos grupos de acção local carece de formação legal exigida para reconhecimento como associação, desaproveitando-se por força da legislação o recurso a apoios financeiros, subsídios e outros apoios do Estado ou do Município. Atenda-se, como meros exemplos, uma associação de pais na EB1 ou Jardim-de-infância de Bairros; uma colectividade cultural, que outrora existia como Centro Cultural, Social, Recreativo e Desportivo; uma união de pescadores ou; um grupo de jovens.

Para o facto, não podemos ignorar a acção da Paróquia de Boelhe ou da Junta de Freguesia, que ao longo dos últimos anos, têm sido autênticos parceiros dos Grupos de Acção Local e movimento associativo. Deve ser reconhecido por todos que o actual panorama económico, repleto de dificuldades na vida de cada pessoa e de muitas incertezas quanto ao futuro próximo, exige seriedade e uma gestão rigorosa, que não só permita a consolidação das contas como permita cumprir compromissos assumidos.

O apoio da paróquia não se limita à acção dos seus diversos movimentos. As instalações da Residência Paroquial têm sido fulcrais para as reuniões dos grupos de jovens, para os ensaios do rancho folclórico, acolhendo algumas exposições de pintura ou sido palco da apresentação de um livro ou do concurso “miss-infantil” no seu anfiteatro.

Já o apoio da autarquia local não se limita ao apoio financeiro. No edifício sede de junta de freguesia funciona o Centro de Dia, local de acolhimento e convívio diário de alguns idosos; o Parque Urbano Padre Serra acolhe as actividades de tempos livres da ADF Boelhe, cujas instalações têm sido também disponibilizadas para eventos gastronómicos, para sessões de formação profissional ou de reconhecimento das competências e habilitações literárias de adultos, promovendo-se anualmente a Semana Cultural. Inaugurado em 2011, o Salão de Eventos da Freguesia de Boelhe tem sido uma enorme valia como espaço das actividades promovidas pela Comissão de Festas a S. Gens. As colectividades, as associações e os grupos de acção local são constituídas por pessoas que têm afectos, têm preocupações, têm necessidade de serem ouvidas e valorizadas. O relacionamento de autarcas e dirigentes também é importante. A presença constante do Executivo nos eventos cívicos organizados é, por si só, reveladora do respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

A nível desportivo, o Futebol Clube de Boelhe e a Associação Columbófila são actualmente colectividades de apoio à formação e de incentivo à juventude. Um esforço significativo passa também pelo desenvolvimento de novas modalidades, tendo o “1º passeio BTTentos por trilhos de Boelhe” ou as diversas caminhadas pelo património local superando as melhores expectativas.

Sujeito a críticas e às mais diversas considerações, como a qualquer acção, a prestação de serviços sociais, recreativos, desportivos ou culturais pelo movimento associativo local é também um bom exemplo desta forte relação. Dinamizam-se actividades, a comunidade convive, promove-se a nossa terra, cumprem a expectativa dos seus associados ou atletas como registo das políticas adoptadas na freguesia. Mas, certamente muito há por concretizar e idealizar.

publicado por a nossa terra às 14:24

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11

16
17
21
22

26

31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO