Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
30
Dez 12

 

 

Integra a Rota do Românico

 A Igreja Românica de S. Gens, fica situada na freguesia de Boelhe, concelho de Penafiel.

  

É considerada, a mais pequena igreja românica da península ibérica, de planta retangular, composta por uma só nave e capela-mor quadrangular, que se destaca sobretudo pela originalidade escultórica dos capitéis do portal axial, em forma de cesto, e pela decoração das impostas, com palmetas biseladas, típicas da arquitectura românica portuguesa. 

A sua construção, é geralmente atribuída à rainha D. Mafalda de Sabóia, mulher de D. Afonso Henriques. É considerada Monumento Nacional, pelo Dec. 14 425, DG 228 de 15 de outubro de 1927.

 

  

Igreja Românica de S. Gens a ser restaurada

 

Em 1950, sofreu intervenção de restauro por iniciativa da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

O orago S. Gens, celebra-se a 25 de Agosto. É advogado das operações, bastante venerado por alturas de uma cirurgia ou medicina mais intensiva. É também o santo padroeiro dos actores, dos músicos e dos humoristas.

  

 

Foto de Miguel Torga

 

A quando da sua passagem por Boelhe, Miguel Torga escreveu no seu Diário VI.

 

  

Capa do livro

 

Boelhe, 28 de Setembro de 1952

 

Uma capelinha românica que me pareceu um brinquedo divino, e um casamento parolo que me deu que pensar. 

Antes de entrarem na casa para onde vão morar, os noivos desta região são obrigados a passar debaixo dum arco festivo que o povo ergue com irónica intenção. É que dele pende uma maçã, que, depois de colhida, os cônjuges rilham de seu vagar, fechados no quarto… 

Numa reincidência risonha, a consciência colectiva trouxe para a praça pública o espectáculo edificante da simbólica e pecadora desobediência bíblica. O fruto proibido, quer Deus queira, quer não, tem, pelos séculos dos séculos, de ser comido pelos namorados. Por isso, colha-se à vista de todos, alegremente, para eterna certeza da terra e perpétua confusão do céu.

  

posted by Fernando Oliveira in http://penafielterranossa.blogspot.pt/ 

publicado por a nossa terra às 14:57

pesquisar neste blog
 
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11

16
17
21
22

26

31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO